O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Show Me How To Play, uma alternativa ao “Learn to Play” do GarageBand ’09

Colaboração especial por Vitor Amancio.

Publicidade

Acredito ter encontrado a fonte de inspiração da Apple ao incorporar o “Learn to Play” no GarageBand ’09 (como já sabemos, indisponível para brasileiros): o site Show Me How To Play, criado em 2008, oferece uma série de serviços para quem quer aprender a tocar as músicas de suas bandas favoritas e ainda oferece aulas bem elaboradas para diversos instrumentos.

Logo do Show Me How To Play

O conceito é bastante interessante: retratar, em uma única tela dividida em quatro partes, como os instrumentos da banda se comportam durante a música. Os vídeos devem ser reproduzidos no Multiplayer, um programa que possibilita uma série de recursos, como por exemplo o “Solo”, que silencia os demais instrumentos para que o ouvinte perceba com mais detalhes o som de um baixo ou de um teclado, por exemplo.

Outra opção interessante, principalmente para quem toca guitarra, é o “Playback”, que reduz a velocidade de reprodução permitindo ao usuário seguir com exatidão aquele solo “impossível” de uma determinada música.

Publicidade

O acervo do site não é tão grande quanto uma iTunes Store da vida, mas compreende alguns sucessos de bandas internacionais.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0v4ytanDHrY[/youtube]

O Multiplayer está disponível de graça para Mac e PC, e vem com uma faixa bônus — Smells Like Teen Spirit, do Nirvana — que pode ser baixada do site. Porém, como nem tudo são flores na vida dos pobres usuários, as demais músicas precisam ser compradas. Cada faixa custa 2 libras esterlinas, mas vale lembrar que a cotação dela é maior que a do dólar (hoje, ela está próxima dos R$3,20). A compra é feita através do PayPal ou do SecureTrading.

Publicidade

Para aqueles que não sabem tocar nem um reco-reco, o site disponibiliza uma seção de aprendizado, onde o usuário tem acesso a vários vídeos ensinando como se tocam alguns instrumentos. O pacote de aulas para um determinado instrumento custa 4 libras esterlinas.

Para quem gosta de música e quer arriscar um solo na guitarra ou no baixo — ou não sabe nada mesmo e quer aprender —, esse site é um prato cheio.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Chefe de estratégia do Microsoft Xbox vai para a Apple

Próximo Artigo

5CLICKS cria versão do site Troféu Globo Minas otimizada para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados