Quase um quarto dos compradores potenciais de PCs avaliam fortemente a aquisição de um netbook, segundo resultados liberados esta semana de uma pesquisa da ChangeWave Research com 3.231 consumidores dos Estados Unidos. O número pulou de 14% para 18% para 23%, respectivamente, em janeiro, fevereiro e março deste ano.
A notícia é ótima para fabricantes já consolidadas no mercado de netbooks, hoje bastante beneficiadas pela crise econômica mundial. A Acer, por exemplo, vendeu 5 milhões de netbooks Aspire One em 2008 e prevê um total de 10-12 milhões em 2009. Considerando todo o mercado de PCs, ela está agora na terceira colocação em vendas, brigando muito forte com HP e ASUS.
Apesar de a Apple ainda não ter mergulhado nesse segmento de “notebooks mais baratos”, a tendência também é favorável a ela, visto que já vende atualmente mais laptops do que desktops. Além disso, rumores recentes apontam para a chegada de Macs mais em conta, provavelmente visando a esse grupo de consumidores potenciais.
Quando questionados acerca do computador que pretendem comprar, 29% dos entrevistados apontaram um modelo da Maçã — um ponto percentual a menos em relação a fevereiro, mas um a mais em relação a janeiro.
[Via: Apple 2.0.]