Três semanas depois das primeiras observações feitas pelo Billboard.biz sobre a implementação de preços variáveis na iTunes Store, uma nova pesquisa mostra que a novidade continua afetando negativamente o faturamento da loja de músicas da Apple.
O novo modelo foi colocado no ar na iTS há exatamente um mês e, desde então, gravadoras têm notado quedas nas vendas de faixas tanto de US$1,29 quanto de US$0,99. Números compilados pela Nielsen SoundScan mostram que, das 100 músicas mais populares, as 67 que permaneceram por US$0,99 venderam 29% menos que a semana anterior à mudança, enquanto as 33 músicas que subiram para US$1,29 despencaram 34,5% (o que equivale a uma perda de receitas de 14,7%).
A aposta inicial era de que o preço mais alto por faixa compensaria a queda nas vendas, mas o site Digital Music News cita inúmeras fontes — incluindo executivos de grandes gravadoras musicais — afirmando que o faturamento geral só tende a cair ainda mais. Será que os caras voltarão atrás na decisão?
[Via: MacDailyNews.]