Alexander Haislip, jornalista que cobre o setor de capital empreendedor (private equity), relatou recentemente no peHUB, fórum também especializado no assunto, que a Apple teria comprado uma tecnologia de rastreamento ocular da Tobii Technology.
A empresa é líder mundial em hardware e soluções nesse campo. Sua tecnologia normalmente é oferecida para ser usada em três áreas específicas:
- Marketing e usabilidade: para entender o comportamento e a resposta de consumidores, é muito utilizada para avaliar websites, softwares, campanhas publicitárias, produtos e afins.
- Pesquisa científica: analisar processos cognitivos, comportamento humano e atenção visual. Empregada em pesquisas de interação homem-computador, psicologia cognitiva, oftalmologia e neurofisiologia.
- Tecnologia assistiva: desenvolvida para ajudar pessoas com necessidades especiais. O controle através dos olhos permite a comunicação e a interação apenas com movimentos oculares.
Uma outra possibilidade é a utilização em aplicações OEM, ou seja, ser usado em aplicações industriais diversas. Mas a tecnologia também pode ser adaptada para a utilização em determinados produtos de uma empresa.
Criar um produto que integre a tecnologia pode custar hoje entre US$7 mil e US$35 mil. Porém, na teoria, este custo poderá ser reduzido para o mesmo de se colocar lentes em uma câmera digital. Fazer um produto com rastreamento ocular chegar ao mercado é um processo que leva cerca de três anos.
Haislip acredita que a tecnologia não aparecerá em dispositivos móveis tão cedo, mas crê que poderá ser utilizada num futuro breve em desktops topos-de-linha e em notebooks. Poderá ser usada, por exemplo, para aplicações voltadas ao usuário, como scrolling automático conforme se lê o que está na tela. Uma função assim pode ser muito útil em um dispositivo móvel como um Kindle… Melhor pensar em um Mac tablet, não é mesmo? 😉
Como a Apple utilizará esta nova tecnologia, não está nem um pouco claro. Será na melhoria do seu website e suas campanhas publicitárias? No estudo do consumidor em suas Apple Retail Stores? No estudo do design de algum novo produto ou incorporando-a em um novo produto? Eu realmente não sei, mas acredito que seja para pesquisar o consumidor e seus próprios produtos (incluindo site e campanhas). E você, o que acha?