O melhor pedaço da Maçã.

Está procurando material sobre desenvolvimento para o iPhone OS em português?

Há algumas semanas, recebemos um email de contato do responsável pelo Planeta Dev, o brasileiro João Pereira, que já produzia tutoriais de desenvolvimento para iniciantes em algumas linguagens de programação diferentes, incluindo Objective-C, utilizada pela Apple no framework Cocoa — que é orientado a objetos e utilizado para programação no Mac OS X. No entanto, o site dele ganhou destaque recentemente, quando deu foco à produção de tutoriais em vídeo para desenvolvimento de aplicativos para o iPhone OS.

Publicidade

Planeta Dev

Após acompanhar algumas publicações dele, posso dizer que lá vocês encontrarão algumas publicações e vídeos bastante úteis para começar a desenvolver na plataforma móvel da Maçã, além de algumas dicas que podem ajudar a solucionar possíveis dúvidas. O artigo que destaco na screenshot acima faz referência a um documento PDF com 11 páginas, que considero uma leitura obrigatória antes de ir direto aos vídeos.

O Newton já falou antes, mas não custa reforçar: apesar de este ser um trabalho 100% nacional — que merece o devido reconhecimento por isso –, é importante que aqueles que desejam seguir nessa área como verdadeiros profissionais consultem várias fontes de informação diferentes, com a maior quantidade de conteúdo possível, e façam delas locais de referência. Seguindo o material publicado pelo João de forma cronológica, vocês verão que os primeiros vídeos possuem um nível didático bem inferior aos mais recentes, sinal de que o trabalho dele vem evoluindo. Aposto que ele ainda vai melhorar muito, conforme for se tornando uma referência para os que procuram por um pontapé inicial em vários assuntos ligados ao desenvolvimento para o iPhone OS.

Um desses pontos de referência que eu recomendo é o próprio site da comunidade de desenvolvedores da Apple, cujo cadastro gratuito dá acesso à documentação oficial com textos introdutórios e todo conteúdo sobre a plataforma, além das ferramentas mais estáveis para o desenvolvimento de um aplicativo visando à atual App Store. É uma pena que essa base de informações tão rica ainda esteja restrita ao idioma inglês, mas iniciativas como o Planeta Dev podem contribuir para tornar partes desse conteúdo disponíveis em português, principalmente se investirem em qualidade e se dedicarem bastante.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Time Out: não se esqueça de relaxar do trabalho de vez em quando

Próx. Post

Adium é atualizado para a versão 1.3.4

Posts Relacionados