O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Investigação do Mac|Life prova que MMS é totalmente possível em iPhones de primeira geração

MMS no iPhone OS 3.0 beta 5Há alguns dias, o Mac|Life publicou um artigo levantando uma discussão técnica sobre MMS no iPhone que separei para ler quando estivesse mais tranquilo. Resumindo, os caras fizeram uma investigação que comprovou que a Apple está mentindo ao dizer que o hardware dos modelos de primeira geração é incapaz de usufruir do novo recurso que virá com o iPhone OS 3.0.

Publicidade

Bom, antes de mais nada — e corrijam-me se eu estiver errado —, eu acho que isso tudo é bastante óbvio pelo simples fato de que existem apps para iPhones com jailbreak que já possibilitam o uso de MMS em iPhones 2G (com EDGE) há muito tempo. Um deles chama-se SwirlyMMS², da SwirlySpace, que traz inclusive alguns recursos extras em relação ao que a Apple implementou nativamente no OS 3.0.

Chamando a coisa pro lado técnico, lembremos que o iPhone de primeira geração acompanha um chip de modem Infineon PMB8876, sem funcionalidade 3G. Questionados sobre a questão, os especialistas do iFixit, que conhecem bem as entranhas do iPhone, duvidaram muito de que tal modelo seria incompatível com MMS.

Dito e feito: a própria fabricante do chip, a Infineon Technologies, foi contatada e afirmou que a função MMS no iPhone só depende de software, visto que seu hardware é totalmente capaz de realizar tal tarefa. Indo ainda mais longe, descobriu-se que o BenQ-Siemens M81 e o BenQ-Siemens EL71 são dois exemplos de celulares com exatamente o mesmo modem do iPhone e que oferecem MMS sem problema algum.

Publicidade

Fica claro, portanto, que a Apple decidiu capar o MMS de iPhones 2G para promover a venda de novos aparelhos. Ela tem todo o direito de fazer isso, mas eu acho que usar desse tipo de desculpa técnica não pega muito bem, afinal, nem todo mundo é leigo e nem todo mundo aceita as coisas do jeito que as ouve.

Por isso, eu torço para que o pessoal descubra como burlar esse bloqueio — sim, porque é bem capaz que ela tenha que *forçar* o não-funcionamento do recurso em iPhones de primeira geração via software, o que é ridículo — o mais rápido possível. Diante de tal posicionamento, os donos de modelos mais antigos merecem.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

MailUnreadStatusBar funciona como um Google Notifier para o Mail na sua barra de menus

Próximo Artigo

JusBrasil Mobile Lite: mais um app jurídico para iPhones [atualizado]

Posts Relacionados