O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

JusBrasil Mobile Lite: mais um app jurídico para iPhones [atualizado]

Artigo escrito em colaboração com Halex Pereira.

Publicidade

JusBrasil Mobile LiteNão faz muito tempo, a Max Systems lançou para iPhone OS um app chamado Vade Mecum (atualização; US$10, 2,7MB) que, como o nome já deixa a entender, é uma compilação de textos legais brasileiros muito útil para estudantes e profissionais do Direito.

Aqui vou fazer umas considerações rápidas sobre o JusBrasil Mobile Lite (link para a App Store), um candidato a concorrente gratuito, mas que… Como dizer? “Você leva o que paga.” 🙁 Infelizmente, só achei contras no app! Bom, vamos comentar o que achei e, quem sabe, isso ajude aos que pensam em adquirir o app e sirva para o pessoal da MTM Tecnologia dar uma rebuscada nele.

O uso em si é um pouco complicado e o sistema de busca não é exatamente “feliz”: se você buscar por “Constituição Federal”, ele não retorna nenhum resultado, mas se você buscar “CF”… Tudo bem, usamos muitas siglas no dia-a-dia, mas isso é ridículo. E, justamente no sistema de busca mora um ponto fraco: tu só podes ver os artigos que buscar nele (ou seja, não podes ver a lei toda). Isso sem falar que ele não busca conteúdo, mas sim títulos de leis e números de artigos.

JusBrasil Mobile Lite - termos de uso JusBrasil Mobile Lite - busca

O JusBrasil Mobile Lite pesa apenas uns 200KB, mas o motivo é simples: ele só funciona conectado à internet, seja por 3G/EDGE ou Wi-Fi. Ao usá-lo, você acessa as informações dos servidores da JusBrasil: por um lado, as (muitas) leis podem ser atualizadas sem precisar mexer no app; por outro, você precisa ter fé no conteúdo deles (se tiver erro no texto deles, já existe um CYA logo ao abrir o app) e haja pacote de dados! Uma (pequena) vantagem é que ele possui legislações específicas de três estados (BA, RJ e SP). Sobre erros, deixo um trecho da CLT (compare-o com o site da Presidência).

JusBrasil Mobile Lite - CLT, art 859, 1 JusBrasil Mobile Lite - CLT, art 859, 2

Mais uma “coisinha”: o que há de errado com o iPod touch 1G? O que ele não tem, pra ser tão ruim assim, a ponto de o JusBrasil Mobile Lite não ser compatível com ele, mas ser com o primeiro iPhone? Duh! Este é mais um ponto em que o Vade Mecum fica à frente.

Sinceramente? O Vade Mecum é bem superior ao JusBrasil Mobile Lite: US$10 não são o fim do mundo e, se é pra ter um companheiro até debaixo d’água (onde 3G não chega, tenho certeza), melhor não trocar o certo pelo duvidoso. Só resta a pergunta: se esta é a versão Lite, será que a completa (ainda não disponível na App Store) vai ajudar a desfazer esta má primeira impressão?

Atualização (18/5/09, às 23h47): Muitas das questões aqui abordadas já foram devidamente (e muito bem) comentadas pelo pessoal da Equipe MTM, nos comentários deste post.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Investigação do Mac|Life prova que MMS é totalmente possível em iPhones de primeira geração

Próximo Artigo

Hex Territory em português chega à iPhone App Store brasileira

Posts Relacionados