O melhor pedaço da Maçã.

DVD Jon afirma que Apple terá que abrir plataforma de aplicativos do iPhone

Jon Lech Johansen, o DVD Jon
Jon Lech Johansen, o DVD Jon
Jon Lech Johansen, o DVD Jon

Jon Lech Johansen (mais conhecido como DVD Jon), responsável por quebrar códigos de DVD e o DRM FairPlay da Apple pela primeira vez, falou à CNET UK sobre a Maçã e sua plataforma de desenvolvimento para o iPhone. No começo deste ano ele anunciou o projeto doubleTwist, mas desde então pouco falou-se dele na mídia.

Publicidade

Jon acredita que o Android, do Google, e o webOS, da Palm, farão tanto sucesso que a Apple será obrigada a abrir sua plataforma de aplicativos para o iPhone, permitindo que desenvolvedores sejam mais livres na criação dos apps.

“Eu acho que isso será o que vai obrigar a Apple a abrir”, afirmou Jon para a CNET, “se virem competição significativa e desenvolvedores migrando para as outras plataformas porque elas são mais abertas e porque poderão construir aplicações mais interessantes nelas.” Jon acredita que existirá uma grande chance de serem criadas muitas soluções para as plataformas da Palm e do Google.

Como não poderia deixar de ser, ele não é muito fã das políticas impostas pela Maçã aos desenvolvedores. “É típico da Apple”, afirma. “Desta vez, eles se superaram, mas não é tão ruim quanto já foi. Antes do iPhone, existiam diversas matérias abordando como a empresa de Cupertino revolucionaria a telefonia e como ela abriria o controle que estava nas mãos das operadoras. Só que a Apple apenas as substituiu e agora é a guardiã do portal.”

É claro que a Apple enfrentará competição dos dois novos sistemas operacionais e já está preparando novidades que serão apresentadas com a terceira versão do iPhone OS. Melhorar a sua política de aprovações na App Store é uma das coisas que ela com certeza terá que rever.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vulnerabilidade crítica na máquina virtual Java do Mac OS X ainda não foi corrigida pela Apple

Próx. Post

Apple Retail Store de Chicago sofre vandalismo

Posts Relacionados