O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla Labs anuncia Jetpack, próxima geração de add-ons para o Firefox

A Mozilla Labs anunciou hoje o lançamento do Jetpack, uma nova forma — experimental, por enquanto — de se criar add-ons para o Firefox. O projeto me lembra muito as iniciativas da Apple, visando a tornar acessível o desenvolvimento de extensões (complementos) por usuários menos conhecedores de linguagens de programação como JavaScript, XUL e XML.

Publicidade

Mozilla Labs Jetpack

Hoje, a Mozilla conta com cerca de oito mil desenvolvedores trabalhando em add-ons pelo mundo, com cerca de 12 mil publicados em seu repositório. O número é bastante significativo, mas ela quer mais, por isso está convocando todos os interessados a participarem do novo projeto, requerindo apenas conhecimentos básicos de HTML, CSS e um pouco de JavaScript — mais uma vez, tem muito dos widgets do Dashboard, não é? 😉

Na prática, o Jetpack já traz uma boa novidade: o navegador não precisa ser reiniciado após a instalação de extensões. Por outro lado, ele ainda está em estágio embrionário (versão 0.1) e, portanto, deve vir repleto de bugs. Mais que isso, sua API é hoje limitada a barras de status, trabalho com abas e mais uma ou outra coisa, apenas. O legal é que ele já oferece suporte a APIs externas, abrindo portas para a comunicação com serviços como o Twitter.

Publicidade

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o Jetpack:

[vimeo]http://vimeo.com/4752576[/vimeo]

A nós, meros mortais, resta esperar a coisa se concretizar e disseminar, tomara que num futuro breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Halex bodejando: iPod OS (?) e músicas

Próx. Post

View Technology lança QQTem para iPhones/iPods touch, mais um app de localização geográfica

Posts Relacionados