O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Previsões sobre o hardware do próximo iPhone

Em meio a tanta especulação sobre o iPhone OS 3.0 e os inúmeros recursos de um suposto novo iPhone, falou-se um pouco do poder de processamento e desempenho que ele poderá trazer em relação ao modelo atual. De fato, um bom hardware possui uma importância igual à de um bom software, no entanto o atual smartphone da Apple apresenta uma defasagem tecnológica até quando comparado com um produto da sua própria fabricante, que é o caso do iPod touch.

Publicidade

iPhone 3G deitado, de lado

Com a ideia de lembrar a importância de um upgrade de hardware para o futuro iPhone, John Gruber, do Daring Fireball, escreveu a respeito do assunto, comparando a sensação de um upgrade de um 486 para um Pentium há cerca de duas décadas com o que receberemos da Apple na próxima geração do seu smartphone. “Da mesma forma, a CPU do próximo iPhone será 50% mais rápida que a do atual”, comentou ele.

Vejamos: o atual processador do celular da Apple conta com 400MHz de velocidade de clock. Com base na previsão de Gruber, uma nova geração dele traria um de 600MHz. Deixando as especulações de lado, o aparelho deve evoluir em desempenho conforme forem surgindo aplicativos mais elaborados — principalmente com a chegada de muitas funcionalidades complexas no iPhone OS 3.0.

Publicidade

O mesmo se refere à memória: hoje em dia boa parte dos aplicativos falha em situações de pouca memória, já que uma quantidade significativa dos 128MB de RAM do iPhone fica para o sistema e seus processos. Sobram, em média, cerca de 30 a 40MB para aplicativos de terceiros, o que faz de um upgrade de memória algo mais que necessário. Gruber diz que o próximo iPhone trará o dobro de memória, ou seja, 256MB. Mas também ninguém sabe se o sistema será duas vezes mais pesado… 😛

Por fim, a capacidade de armazenamento também deverá dobrar. Ao invés de 8GB para um modelo de US$199 e 16GB para um de US$299, nós veremos modelos de 16GB e 32GB mantendo a mesma faixa de preços de hoje. Uma das coisas que o Gruber não se preocupou em descrever foi como poderia ser o seu design, mas ele comenta que as mudanças visuais serão mínimas. Além disso, “confirma” rumores de magnetômetro e câmera com suporte a vídeo, mas não menciona nada sobre um avanço no Wi-Fi.

O texto dele termina com várias previsões do que poderá ser lançado na keynote de Schiller, incluindo novo iPhone, updates para linha de portáteis da Maçã, entre outros assuntos paralelos. Sem querer criticar o que ele disse, eu não aposto muito na próxima apresentação pública da Apple, já que elas vêm trazendo coisas aquém do que os rumores apontam. Como eu prefiro subestimar para emoção do que superestimar para decepção, eu acredito que os destaques serão apenas o que vimos de software até agora. Mas claro, eu sempre quero estar errado na última hora.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Google anuncia novas marcas para seus produtos/serviços

Próximo Artigo

Pegue aqui três novos wallpapers do MacMagazine ;-)

Posts Relacionados