O melhor pedaço da Maçã.

Trabalhadores fazem protesto em frente a escritórios da Apple em Taiwan

Logo prata da Apple

A Federação Nacional de Sindicatos de Taiwan reuniu-se junto a outros grupos de trabalhadores em frente aos escritórios da Apple no país, a fim que ela pressione uma das suas fornecedoras (a Wintek) a voltar atrás em uma decisão que custou o emprego de centenas de trabalhadores. Como se não bastasse, também fez com que muitos outros tivessem seus direitos trabalhistas reduzidos com um aumento da jornada de trabalho.

Publicidade

Na manifestação, alguns funcionários seguraram MacBooks Pro com a palavra “responsabilidade” digitada no idioma local (vídeo acima). Cerca de 600 trabalhadores fora demitidos e o restante foi forçado a trabalhar para compensar os pedidos que ainda continuaram pendentes, sem receber direitos ou adicionais por isso. Não se sabe ainda se esses pedidos adicionais são da Apple, porém ela foi a primeira a ser atacada por ser a mais dependente da produção dessa empresa.

Esta não é a primeira vez que a Wintek sofre nas mãos da opinião pública local, já que ela possui outras acusações em aberto, entre elas uma semelhante à que gerou esta manifestação em frente à Apple, com denúncias de violência contra trabalhadores que tentaram fazer retaliações a ela. Isso fez com que muitos funcionários vestissem máscaras para não ser identificados e posteriormente demitidos/violentados.

Publicidade

A Federação apenas buscou a Apple por não ter obtido êxito em negociar com a própria Wintek, que procurou se defender alegando que segue os códigos de conduta como parceira da firma de Cupertino e que as medidas foram tomadas em função da crise, algo que os trabalhadores dizem não refletir a realidade. Representantes da Maçã na China não comentaram o caso diretamente, mas uma porta-voz anunciou que a Apple faz auditorias em suas fornecedoras para determinar se elas devem receber corretivos em seus códigos de conduta.

[Via: GlobalPost.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novidade “estética” no Gmail Labs: pré-visualização da Caixa de Entrada

Próx. Post

Google anuncia novas marcas para seus produtos/serviços

Posts Relacionados