Yahoo! lança reconhecimento de voz para buscas em seu aplicativo para iPhone OS

Para não ficar atrás do Google em serviços de busca na plataforma móvel da Apple, o Yahoo! anunciou recentemente uma nova versão do seu aplicativo que traz um recurso de reconhecimento de voz integrado nas buscas. Tá legal, ele chegou seis meses depois da solução da firma de Mountain View, mas neste aplicativo é possível notar que a novidade funciona de forma mais complexa.

Publicidade
Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone

A busca por voz do Yahoo! no iPhone OS vai um pouco além de buscar por bilhões de sites na web, oferecendo a possibilidade de o usuário lidar com outros tipos de informação, como notícias e redes sociais. No entanto, ela não foi implantada da mesma forma que a do Google, que usou uma API que teoricamente está fora dos limites de desenvolvedores, por lidar com o sensor de proximidade.

Em vez disso, sua desenvolvedora optou por um simples botão de iniciar/encerrar a gravação de voz, que grava a voz do usuário, analisa o que foi dito e exibe os resultados. Por enquanto, a busca nesse método funciona bem apenas no inglês norte-americano, mas ainda assim não é tão precisa: às vezes, é preciso repetir para que o app entenda, isso quando ele não exibe resultados bem absurdos, “achando” que compreendeu certo.

Publicidade

Em nossos testes, a busca entendeu “MacMagazine” como “lick my” ou “mad magazine”, além de ter confundido “Steve Jobs” como “the shops”. Mas tudo isso depende do seu modo de falar, já que o jeitão brasileiro influencia bastante na dicção ao falarmos em inglês. Mas em alguns casos que experimentamos — como por exemplo ao falar “Apple Computer” — ela se saiu muito bem. Outros idiomas podem ser selecionados nas opções, mas a fidelidade do reconhecimento é garantida apenas no inglês.

Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone Yahoo! Search no iPhone

O update pode já estar disponível na sua biblioteca de aplicativos do iTunes, caso você já tenha o app instalado. Do contrário, basta baixá-lo de graça na App Store (1,6MB). Ele requer o iPhone OS 2.0 ou superior e, diferentemente da solução do Google, a busca por voz também funciona no iPod touch 2G.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…