O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mais uma vez comprova-se que a Apple precisa aprimorar a privacidade do Safari 4

No final de março, abordamos aqui no MacMagazine um método através do qual poderia-se obter (via Terminal) a lista de sites visitados pelo usuário mesmo se o modo de navegação privada (Private Browsing, também conhecido como “p0rn mode”) do Safari estivesse ligado.

Publicidade

Todavia, um usuário descobriu nesta sexta-feira que a coisa é ainda pior do que parece: o navegador, em sua versão atual (*beta*, é bom lembrar), deixa centenas de arquivos escondidos no sistema com informações sobre a navegação do usuário.

Safari 4

Tudo bem que não é tão fácil achá-los, mas se alguém chegar a eles pode ter acesso a screenshots de sites (para o recurso Top Sites), arquivos de favoritos e milhares de arquivos XML que armazenam mudanças em sites visitados. O pior: isso tudo não só guarda informações pessoais/confidenciais sobre o usuário, como, com o tempo, passa a ocupar um espaço considerável em disco.

Arquivos de preview do Safari 4 Public Beta

Um lugar bem fácil e óbvio a se observar são as pastas Bookmarks e History, localizadas em ~/Library/Caches/Metadata/Safari/. Porém, o problema mesmo vem do Top Sites, que armazena arquivinhos XML pra cada checagem que faz (normalmente de 30 em 30 minutos) em ~/Library/PubSub/Feeds/. Mais que isso: ele não apaga as screenshots registradas para o Quick Look (uma em resolução original e uma miniatura pra cada), estas sim escondidas no sistema em sub-pastas de /private/var/folders/, até que você chega a uma estrutura do tipo: /-Caches-/com.apple.Safari/Webpage Previews/.

Publicidade

Só no caso do blogueiro em questão, mais de 2GB de arquivos desnecessários foram liberados em disco, sem falar que ele está agora bem mais tranquilo com relação à sua privacidade. Para que nada disso volte a acontecer, por enquanto é preciso desabilitar o Top Sites do Safari 4 Public Beta, conforme mostramos e explicamos aqui.

[Via: Cult of Mac.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

ORP traz Remote Play do Sony PlayStation 3 para Macs

Próximo Artigo

Veja veicula matéria sobre desenvolvimento para iPhone; Mobits traz dicas com 10 mandamentos

Posts Relacionados