O melhor pedaço da Maçã.

gFlash é uma ótima ferramenta de estudo desenvolvida com base no Google Spreadsheets

Flashcards são usados por estudantes para ajudar na memorização de informações, normalmente relacionadas com ciências exatas. Para ajudar esses usuários a cumprir tarefas por meio de seu iPhone/iPod touch, a gWhiz (uma empresa do Google) criou um aplicativo que permite a criação e visualização desses flashcards na plataforma móvel da Apple, o gFlash. A melhor parte de usá-lo é que você pode criar seus próprios conjuntos de flashcards de uma forma tão flexível quanto usar o Google Spreadsheets, que é a base da sua concepção.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_KlCC0MDpLs[/youtube]

Para criar um conjunto de flashcards, basta abrir uma nova planilha no Google Spreadsheets e começar a digitar, sem nenhuma formatação, o que você quer como pergunta nas linhas da primeira coluna. Na coluna seguinte, você insere as respostas corretas e vai utilizando as demais para inserir o número de alternativas erradas que quiser. Cada linha, dessa forma, corresponde a um flashcard.

Criação de Flashcard

No iPhone/iPod touch com o gFlash, você pode baixar uma série de conjuntos de exemplo do catálogo da gWhiz ou inserir os seus dados da conta do Google e usar os seus para estudar. Para isso, basta tocar o botão “Menu” no canto superior esquerdo e inserir suas informações de login. A partir daí, são exibidas as planilhas armazenadas na sua conta e você pode, com um toque, baixar aquela que quiser usar como um conjunto de flashcards.

25-gflash-0525-gflash25-gflash-0225-gflash-03

Uma vez que o download seja concluído, ele fica disponível no menu principal. Com um toque, você acessa os flashcards disponíveis na planilha, formatados adequadamente pelo aplicativo. Você pode visualizar as perguntas com todas as alternativas ou como um flashcard propriamente dito, onde você só fica sabendo da resposta correta ao tocar no botão de exibi-la.

25-gflash-0425-gflash-0625-gflash-0825-gflash-07

O pessoal da gWhiz falou sobre a sua solução no blog do Google relacionado a Macs, e ela realmente é muito boa por permitir que os usuários usem a infraestrutura e as interfaces de programação do Google para armazenar seus conjuntos de flashcards nos servidores da gigante de buscas. No entanto, elas são bem limitadas para os interessados em construir conteúdos muito vastos: conjuntos com mais de 300 flashcards são capazes de esgotar a memória dos atuais iPhones/iPods touch, que têm 128MB de RAM. Ainda assim, esse pode ser um recurso e tanto para estudos, se explorado a contento.

O gFlash é gratuito e requer o firmware 2.2 ou superior instalado em qualquer iPhone/iPod touch. Uma versão Pro dele, livre de propagandas, também está disponível na App Store, por US$5.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

FingerTips marca presença em novela da Rede Globo e na capa da revista Veja

Próx. Post

Você está com a sua toalha hoje?

Posts Relacionados