demonstrou e apresentou hoje detalhes sobre a arquitetura Nehalem EX, que será a fundação da nova geração de processadores Xeon, composta de novos avanços tecnológicos para aumentar o desempenho de computadores baseados nessa plataforma. A nova linha será a sucessora da que está presente atualmente no Mac Pro.
A IntelO design desses novos chips, favorecido pela tecnologia de Hyperthreading da fabricante, suporta até oito núcleos e 16 processos diferentes rodando ao mesmo tempo, com 24MB de cache. O ganho de desempenho trazido por eles é o maior proporcionado pela história da companhia na transição de uma plataforma para outra.
Os novos Nehalem EX também são destacados pela sua enorme largura de banda, sete vezes maior que a do atual Xeon. Isso é proporcionado pela presença de não uma, mas quatro interfaces Quick Path no lugar do front-side bus. Isso proporciona uma ligação ponto-a-ponto entre o processador e a memória, os periféricos, os discos de armazenamento e os slots de expansão, sem limitações de frequência.
Processadores baseados na arquitetura Nehalem EX estão agendados para produção a partir do segundo trimestre. A princípio, apenas servidores e máquinas de grande porte provenientes de fabricantes importantes deverão ser lançadas com esses novos chips. Antes de ser lançado, pensava-se que o atual Mac Pro receberia esses novos chips.