O Advertising Age afirma que a Microsoft está prestes a lançar uma nova ferramenta de busca na esperança de conseguir uma fatia maior no segmento. Para isso, a gigante de Redmond deverá iniciar em breve uma campanha publicitária de aproximadamente US$100 milhões.
A ação, criada pela agência JWT, não mencionará o nome do Google e nem do Yahoo!. As peças para web, TV, rádio, revistas e jornais terão como foco introduzir a ideia de que os mecanismos de buscas atuais não funcionam tão bem como os consumidores pensavam, perguntando quando uma pesquisa realmente resolveu seus problemas. Com isto, a Microsoft espera que os consumidores tenham um argumento para trocar de ferramenta de busca.
“Se você perguntar para um usuário se as ferramentas de buscas são ruins, provavelmente ele responderá que não. As pessoas não sabem mais o que pode ser feito”, afirma Shashi Seth, do Cooliris. “Todo mundo acha que os mecanismos de buscas fazem um trabalho muito bom. Se você conseguir provar o contrário com um produto que realmente se diferencie, as pessoas o notarão.”
E esse é o principal desafio da Microsoft. O Google possui hoje mais de 65% do market share de buscas, enquanto o Yahoo! detém 20%. A marca Google atualmente é sinônimo de busca e será a primeira vez que enfrentará uma campanha publicitária massiva contra o seu produto. É claro que isso só poderá ter algum resultado positivo se o concorrente for realmente bom.
Bing
Depois de desistir de comprar o Yahoo! e o seu mecanismo de buscas, a Microsoft começou a trabalhar internamente no aperfeiçoamento da sua própria ferramenta.
Sob o nome de Kumo, a gigante de Redmond vem testando seu novo projeto internamente, que possui como foco principal a busca semântica e a relevância nos resultados.
Quem já utilizou a nova proposta afirma que ela é útil, possui algumas opções interessantes de filtros e um visual agradável. Uma função conhecida como “Categorias Relacionadas” pretende oferecer conteúdo relevante para sua pesquisa.
Segundo informações, a nova ferramenta deverá ser batizada com um novo nome: Bing. A Microsoft até registrou diversos domínios (incluindo o .br
), que já estão sendo redirecionados para os servidores da empresa.
O Bing deverá ser lançado por Steve Ballmer durante sua apresentação na conferência All Things Digital, apenas duas semanas após o lançamento do Wolfram Alpha, um outro mecanismo de busca que surgiu para competir neste mercado.