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Apple TV+ poderá ter anúncios em 2023

Apple TV+

Conforme já repercutimos por aqui, a Apple aparenta estar se organizando para expandir o mercado de venda de anúncios. Contratações mostram essa tendência, bem como uma análise do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a qual afirmou que o app Mapas passaria a exibir publicidade. A novidade agora é relativa ao Apple TV+.

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De acordo com o Digiday, o vice-presidente de anúncios da empresa, Todd Teresi, está buscando agências de publicidade de modo a oferecer espaços para propagandas no serviço de streaming de filmes e séries da Maçã. Executivos não identificados falaram em uma mudança na postura da gigante de Cupertino, que agora aparenta querer entrar de cabeça nesse mercado.

Ainda segundo pessoas ouvidas pelo Digiday que tiveram contato com a questão, os anúncios no Apple TV+, se realmente ganharem vida, só deverão começar no próximo ano. A empresa não pediu para clientes serem reunidos para este ano. Ainda assim, já teria sido solicitada uma reunião com um cliente pela primeira vez, o que demonstra o interesse da companhia na matéria.

Teresi teria, ainda, ressaltado que a Apple não entraria no mercado de comercialização de anúncios a não ser que houvesse uma oportunidade significante e que a empresa não colocaria em risco sua relação com seus consumidores. Essa questão é especialmente delicada, tendo em vista que já surgiram preocupações em relação à privacidade do usuário em meio às movimentações da Maçã.

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Atualmente, a Apple tem algumas inserções no referido meio. Há anúncios nos aplicativos News e Bolsa, bem como na App Store. Não podemos esquecer do programa Friday Night Baseball, com transmissões de partidas que contêm publicidades, ainda que comercializadas pela liga do esporte. Essas iniciativas geram cerca de US$4 bilhões para a Maçã, que quer triplicar esse número.

Existem diversas oportunidades bastante atrativas para publicidade no Apple TV+. Tanto a programação original — que inclui filmes e séries premiados (como “Ted Lasso” e “CODA”) quanto, por exemplo, as transmissões da Major League Soccer (exclusivas do serviço por dez anos) podem ser exploradas com anúncios.

Vale lembrar que não é a primeira que a Apple tenta vender publicidade. Lançado em 2010 por Steve Jobs, o iAd era um sistema que tinha esse objetivo. Ele, porém, falhou ao não atender às demandas do mercado publicitário. Não havia tato em negociar a precificação e demais especificidades. Dessa forma, a empresa também deve encarar esse fantasma do passado ao construir um novo sistema com o mesmo propósito.

Seguimos acompanhando, então!

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