O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Experimentei as novas Google Search Options; adorei o que vi

Eu nunca parei pra contar ou avaliar quantas buscas no Google eu faço todos os dias, mas a coisa é tão automática e natural que, se alguma novidade for implementada por lá, é difícil eu não sentir que há algo de diferente. E foi isso que aconteceu hoje: eu finalmente ganhei acesso às novas Google Search Options, anunciadas pela firma de Mountain View há cerca de duas semanas.

Publicidade
Google Search Options Google Search Options

Agora, no canto superior esquerdo da página de resultados de busca, o usuário pode optar por mostrar novas opções de filtragem, para limitar o número de itens mostrados e tornar a sua pesquisa ainda mais específica/direcionada. A nova coluna é dividida em quatro áreas: a primeira filtra os resultados por tipos; a segunda, por tempo; a terceira dá opções de visualização dos resultados, e a quarta traz modos diferenciados de continuar ou aprofundar a sua busca.

Google Search Options Google Search Options

Como editor de um blog sobre tecnologia, pra mim o mais fantástico é poder filtrar os resultados cronologicamente. Isso já existe há um tempo na Google Blog Search, mas agora foi finalmente generalizado: sempre que você quiser, pode mostrar apenas resultados das últimas 24 horas, ou da última semana, como preferir. Esteja sempre atualizado.

Publicidade
Google Search Options Google Search Options

As buscas relacionadas (“Related searches”) são bacanas, mas a “Wonder wheel” traz algo parecido, porém bem mais interessante visualmente. Através de um gráfico dinâmico de palavras-chave, você pode “viajar” pela sua busca, acessando resultados semelhantes, e continuar navegando sobre as possibilidades da sua pesquisa enquanto os resultados vão sendo atualizados, à direita.

O vídeo abaixo demonstra bem as principais novidades, caso o recurso ainda não esteja visível para você:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MtirDMfcOKE[/youtube]

Tão aí funcionalidades que eu, pessoalmente, devo passar a usar diariamente por aqui. Alguns desses recursos já estavam disponíveis anteriormente via parâmetros de URLs, mas ter acesso a uma interface organizada e só ter que clicar em links certamente ajuda muito.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iPhone de terceira geração pode ter sido visto em Hong Kong; se for verdade, confirma diversos rumores

Próximo Artigo

Jon Lech Johansen explica: Palm Pre se passa por iPod para funcionar no iTunes

Posts Relacionados