O assunto não é novo: eu o apresentei para vocês pela primeira vez no final de 2007, e o Fernando o trouxe à tona mais uma vez no início deste ano. Lendo a dica recém-publicada pelo Recovery Force, achamos por bem levantar a discussão de novo por aqui.
O recurso “Safe Sleep” é um dos causadores mais frequentes de perdas de dados em HDs de MacBooks, MacBooks Pro e até de PowerBooks e iBooks G4. A causa disso é a demora para transferir os conteúdos da RAM para o disco rígido, conforme expliquei no primeiro artigo linkado neste post. A depender da quantidade de dados, esse processo todo pode demorar alguns minutos e, caso o usuário não perceba, poderá fazer movimentos bruscos demais com a sua máquina — até mesmo tirá-la da mesa e virá-la rapidamente para guardar na mochila. E é aí que surge o perigo.
A primeira medida de precaução, evidentemente, é se acostumar a fechar a tampa do laptop e ser paciente, isto é, aguardar até a luz do sleep se apagar. Eu sempre arrumo alguma coisa pra fazer antes de colocá-lo na mochila. Mas se você nem sequer deseja correr esse risco, o ideal é desabilitar o “Safe Sleep” completamente.
Antes disso, a Apple explica o que é o “Safe Sleep” e por que ele existe:
Alguns computadores portáteis admitem o “Safe Sleep”. Durante o “Safe Sleep”, o estado atual do computador é salvo no disco rígido, incluindo aplicativos e documentos abertos. Isso evita que suas informações sejam perdidas se o computador for desligado completamente durante o repouso, o que ocorre se a bateria acabar ou for substituída.
Se seu computador precisar ler o estado salvo quando despertar, uma barra de progresso será apresentada até o computador estar pronto para o uso.
Com isso em mente, prossiga abrindo o Terminal e digitando os dois comandos seguintes, um de cada vez:
[code lang=”cpp”]sudo pmset -a hibernatemode 0sudo nvram "use-nvramrc?"=false[/code]
Para liberar o espaço em disco ocupado pela imagem de sleep:
[code lang=”cpp”]sudo rm /private/var/vm/sleepimage[/code]E não se preocupe, dá pra voltar tudo ao estado original:
sudo nvram "use-nvramrc?"=true[/code]
Ah, não se esqueça de reiniciar a sua máquina depois disso tudo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pHzwIkw4Y0w[/youtube][Esta dica havia sido publicada originalmente em março de 2007 pelo macosxhints.com.]