O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Adobe libera preview gratuito do BrowserLab para web designers

Adobe BrowserLab LogoA Adobe liberou hoje para testes iniciais o Adobe BrowserLab, uma ferramenta que permite a web designers visualizar como sites serão renderizados em diversas opções de navegadores nas plataformas Mac e Windows.

Publicidade

O serviço utilizará tecnologias de virtualização para produzir, em tempo real, screenshots de como diferentes navegadores renderizarão páginas da web sem que o usuário os tenha instalados em sua máquina.

“É cada vez mais difícil de determinar a compatibilidade com um browser e é um desperdício de tempo de dinheiro fazer testes em todos esses softwares”, afirmou Scott Fegette, gerente de produtos da Adobe Creative Suite. “Atualmente, realizar esses testes é um processo árduo e doloroso. É como se os designers tivessem que atuar como profissionais de TI, e essa não é a área de atuação deles.”

Adobe BrowserLab

Por enquanto, o serviço está sendo lançado como um preview gratuito, disponível para os cinco mil usuários que primeiro se cadastrarem. Ei, não precisa sair correndo: as vagas já foram todas ocupadas. Mas, no início de julho, o teste será aberto para outros cadastrados através de convites. Por enquanto, a Adobe está solicitando feedback de quem utilizar o serviço para determinar quais serão as direções a serem adotadas e quais versões de browser (e sistemas operacionais) serão suportadas pelo serviço.

Publicidade

Inicialmente, o BrowserLab suportará os três principais navegadores no mercado — Safari 3, Firefox 3 e Internet Explorer 6/7 — nos sistemas operacionais Mac OS X 10.4 e 10.5, Windows XP e Windows Vista, contanto que tenham o Flash 10 instalado. Poderão ser analizadas páginas estáticas, interativas ou baseadas em dados (data-driven).

Dentre as visualizações, estão opções de mostrar apenas uma imagem, lado a lado ou a onion skin, que permite a sobreposição de duas páginas para que possam ser verificadas pequenas diferenças que tenham ocorrido entre os renders provenientes de browsers diferentes.

Onion Skin View - layouts sobrepostos para visualizar diferenças facilmente
Onion Skin View: layouts sobrepostos para visualizar diferenças facilmente

Integração com o Dreamweaver

Para facilitar ainda mais a vida dos web designers, a Adobe preparou uma compatibilidade do BrowserLab com o Dreamweaver CS4 que permitirá que sites ainda não publicados possam ser utilizados nos testes.

Publicidade

Duas extensões para o Dreamweaver (MXP) estarão disponíveis para download no site da empresa: uma para a versão standalone do aplicativo e outra para quem utiliza qualquer uma das versões Creative Suite 4.

“A integração com o Dreamweaver levará o serviço a um outro nível, porque tornará o trabalho com conteúdo interativo mais fácil”, disse Fegette. A vantagem de testar conteúdo dinâmico ou baseado no Flash dentro do Dreamweaver é que você poderá visualizar todos os estágios de interatividade, como efeitos de rollover do mouse, widgets dinâmicos ou conteúdo AJAX. A integração também permitirá que uma versão local e uma remota do mesmo site sejam comparadas, evitando assim quaisquer problemas de atualizações.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Confirmado: Apple construirá data center na Carolina do Norte

Próximo Artigo

Robotron lança Lince GPS para iPhone na App Store: dê adeus às multas de trânsito!

Posts Relacionados