O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Compartilhamento de aplicativos poderá ser permitido na versão final do iPhone OS 3.0

Citando fontes ligadas aos planos da Apple e com conhecimento a respeito do iPhone OS 3.0, a BusinessWeek reporta que a nova versão do firmware trará recursos que permitiria o compartilhamento de softwares entre iPhones e iPods touch. Dentre os objetivos dessa nova prática, estaria incluída a possibilidade de os usuários receberem pequenas comissões quando induzissem outra pessoa a adquirir um aplicativo.

Publicidade

App Store

Existem alguns pontos que justificam essa possibilidade: como a App Store não dá ao usuário a chance de testar um aplicativo antes de efetivamente comprá-lo, muitas vezes ele fica limitado a screenshots e comentários alheios para tomar uma decisão. A coisa melhora um pouco quando desenvolvedores lançam versões gratuitas limitadas dos mesmos, mas ainda assim é necessário retornar à loja caso queira adquirir a versão completa, o que para muitos não seria preciso.

A vantagem de se compartilhar aplicativos com outras pessoas é que você pode ter uma segunda opinião sobre um produto, de um usuário que supostamente está mais esclarecido sobre ele e sobre seus recursos, capaz de dar um parecer sensato sobre adquiri-lo ou não. Além disso, facilita a localização de conteúdo realmente interessante, que muitas vezes fica perdido em meio a intermináveis listas de categorias, recebendo um número mínimo de vendas.

Publicidade

Ainda não está bem claro como esse tipo de compartilhamento seria realizado, mas uma das possíveis formas seria por meio da conectividade peer-to-peer que estará disponível para iPhones e iPods touch por meio do Bluetooth em conjunto com a tecnologia Bonjour. Pelo que sabemos até agora, apenas aparelhos que estejam rodando o mesmo aplicativo (um jogo por exemplo) poderão se conectar dessa forma e trocar informações, mas uma das futuras possibilidades é que esse recurso também sirva para convidar pessoas que não tenham o dito software instalado, por meio de compartilhamento.

Após receber contato sobre o assunto, a Apple não se pronunciou.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

My Mac And Me: “Erro 404”

Próximo Artigo

Justiça americana investiga práticas de contratação da Apple e de outras empresas

Posts Relacionados