O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Justiça americana investiga práticas de contratação da Apple e de outras empresas

Stocks: Apple, Google, Yahoo!, GenentechO departamento de justiça dos Estados Unidos está realizando um levantamento de informações sobre as práticas de contratação usadas por um número considerável de empresas do Vale do Silício. Ainda não se sabe a real natureza da investigação, mas especula-se que esteja relacionada à violação de leis anti-truste: as companhias envolvidas estariam contratando e demitindo funcionários entre si como uma forma de não desequilibrar seu poder de mercado, o que é considerado ilegal.

Publicidade

O caso ainda está no início, porém já envolve Apple, Google, Yahoo! e Genentech. Estas empresas são suspeitas por terem laços de colaboração muito complexos, envolvendo até suas respectivas diretorias executivas. Eric Schmidt, CEO do Google, faz parte do quadro da Apple, enquanto Arthur Levinson, CEO da Genentech, faz parte dos quadros da Maçã e da gigante de buscas. Essas relações executivas, em conjunto com inúmeras parcerias na concepção de produtos que integram serviços das três empresas (bem como acordos para implantação de soluções), seriam as razões que levaram ao início da investigação.

Especialistas em casos anti-truste afirmam que este poderá incluir várias outras empresas que trabalham em conjunto com as atuais envolvidas, desde parceiras comerciais até as operadoras oficiais do iPhone e do Android G1, porém neste caso o foco principal das análises seria os acordos de prestação de serviços. Independente da complexidade do envolvimento nesse caso, vários documentos confidenciais deverão ser cedidos à justiça para análise, o que pode tornar públicas uma série de cláusulas que compõem os processos comerciais das companhias envolvidas.

A iniciativa de realizar este estudo parte da administração federal que assumiu este ano o governo norte-americano. Nos próximos quatro anos, ela ficará bem mais próxima do setor tecnológico, investigando a fundo práticas anti-competitivas. Resta saber se isso tornará os Estados Unidos uma União Europeia da vida… 😛

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Compartilhamento de aplicativos poderá ser permitido na versão final do iPhone OS 3.0

Próximo Artigo

Apple já está construindo uma nova Retail Store na China; iPhone chegará ao país em julho

Posts Relacionados