Apple pode estar trabalhando em multi-touch para iPods com Click Wheel

iPod nano 5ª geraçãoPrimeiro, a Apple revolucionou o mercado multi-touch com a introdução do iPhone e do iPod touch. Com a continuidade de suas pesquisas nesta área, a empresa conseguiu levar esta mesma tecnologia revolucionária para os trackpads de seus notebooks. Mas, com um pedido de patente descoberto recentemente pelo AppleInsider, parece que a firma com sede em Cupertino não quer parar só por aí: ela está trabalhando em conceitos para levar o multi-touch para o restante de sua linha de iPods que ainda utilizam a famosa Click Wheel.

Publicidade

Embora o iPod touch seja um sucesso de vendas e muitos acreditarem que ele será a base para os futuros iPods, a Apple ainda está apostando suas fichas nos modelos com a Click Wheel — não da forma tradicional como a conhecemos, mas com a evolução que reconhece gestos multi-touch.

A quinta geração do iPod nano, que deverá ser lançada no próximo trimestre, poderá contar com uma câmera digital embutida, uma tela maior e uma Click Wheel menor que a atual. É possível, ainda, que esta nova geração do nano já incorpore a tecnologia presente nesta patente, que descreve métodos para detectar “a entrada de gestos que atravessam o centro do círculo de rolagem e para detectar a entrada de toques múltiplos”.

Publicidade

O pedido de patente, que conta com 38 páginas, demonstra uma “scroll wheel multi-dimensional capaz de detectar objetos em movimento, como um dedo, conforme ele realiza uma trajetória rotacional e também de maneiras lineares, passando pelo centro do círculo de rolagem”. Essa nova geração também será capaz de “sentir” mais de um objeto ao mesmo tempo, como múltiplos toques e movimento.

Patente para a click-wheel multi-touch

As aplicações desta nova Click Wheel multi-touch podem ser diversas. Um exemplo seria alterar entre capas de disco apenas como o arrastar de um dedo no círculo de rolagem. Gestos multi-toques, como colocar um dedo no centro e arrastar outro pela borda da roda, poderiam ativar o zoom em imagens ou fotos.

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…