O melhor pedaço da Maçã.

WWDC ’09: iPhone OS 3.0 é lançado

Acredito que este era um dos momentos mais aguardado na keynote de Phil Schiller (esta parte, porém, apresentada por Scott Forstall): o iPhone OS 3.0! 😉

Publicidade

iPhone OS 3.0 - Cut, Copy and Paste

Segundo Scott, este é um grande update para o OS móvel da Apple, possuindo mais de 100 novos recursos, como o tão esperado “cut, copy and paste” (“recortar, copiar e colar”). Esta nova função, por sinal, além de possuir uma bela interface, é bem fácil de usar, só precisando tocar e arrastar. Ela funciona com todos os aplicativos do iPhone, sejam nativos ou não. Para desfazer alguma ação, é só sacudir o seu gadget.

iPhone OS 3.0 - teclado horizontal

Agora é possível utilizar o iPhone/iPod touch em modo landscape (horizontal) em todos os aplicativos nativos, como por exemplo, o Mail, Notes e Messages. E, falando em Messages, o aplicativo agora possui o tão aguardado suporte para MMS, possibilitando o envio de fotos, contatos, arquivos de áudio e localização via rede de celular ou Wi-Fi.

iPhone 3G S - MMS

Operadoras com suporte ao MMS

O recurso estará disponível, já no lançamento do iPhone OS 3.0, em 26 operadoras de 76 países. Cruze os dedos para que uma dessas operadoras seja a sua! 😉

iPhone OS 3.0 - Spotlight

Com esta atualização, o iPhone OS contará com o maravilhoso Spotlight embutido, podendo realizar buscas sobre contatos, calendários, anotações, emails — verificando até de mensagens armazenadas no servidor — e caçar, também, aplicativos — algo excelente para quem tem milhares, como eu! 🙂

wwdc09-iphone-os-itunes-rentals

E sobre a iTunes Store, o rumor está confirmado: você poderá alugar e comprar filmes diretamente do seu iPhone — recurso que, segundo o Scott, é ótimo para quem quiser pegar um filme antes de embarcar em um voo, por exemplo. Além da possibilidade de alugar e comprar filmes direto do seu iPhone, também dá para comprar programas de TV e audiobooks.

wwdc09-iphone-os-itunes-u

Também foi adicionado o iTunes U e controles parentais mais avançados, possibilitando regular compras de aplicativos, filmes, programas de TV, etc. Isto permitirá aos pais controlar tudo o que seus filhos podem fazer ou ver no smartphone da Maçã. Além disso, os aplicativos agora são classificados por idade.

Só não pense que acabou: veja aqui mais novidades do iPhone OS 3.0 abordadas na keynote de abertura da WWDC ’09.

wwdc09-iphone-os-disponibilidade

O iPhone OS 3.0 estará disponível para download a partir do dia 17 de junho, dois dias antes da data de lançamento do iPhone 3G S nos Estados Unidos. O download será gratuito para todos os iPhones e, para iPods touch, serão cobrados US$10 pela atualização.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC ’09: Mac OS X 10.6 Snow Leopard estará disponível em setembro, para Macs Intel, por US$30

Próx. Post

WWDC ’09: Microsoft Exchange Server será embutido no Snow Leopard

Posts Relacionados