O melhor pedaço da Maçã.
Teste de calibração da Apple TV pelo iPhone

Calibração da Apple TV pelo iPhone piora qualidade da imagem, sugere especialista

O YouTuber Vincent Teoh pôs o recurso à prova e obteve resultados interessantes

Uma das boas novidades do iOS 14.5 e do tvOS 14.5 — para donos de Apple TVs, pelo menos — foi a chegada de um recurso de calibração de cores da set-top box por meio da câmera frontal do iPhone. Para quem se interessar, já temos um artigo completo explicando como usar a funcionalidade, bem como um vídeo demonstrando a coisa toda na prática.

Publicidade

É óbvio que ninguém esperaria que o recurso trouxesse uma calibração profissional ou extremamente precisa para a Apple TV — no máximo, um ajuste um pouco mais condizente em relação às condições de iluminação e temperatura de cor do local. Segundo o YouTuber Vincent Teoh, entretanto, o recurso pode ser pior que isso: ele poderia, com efeito, tornar a calibração da sua Apple TV objetivamente inferior.

YouTube video

No seu canal HDTVTest, especializado em tecnologia televisiva e análise de imagem e som, Teoh realizou a calibração do iOS 14.5 em algumas TVs: uma LG C9 (OLED), uma Samsung Q80T (QLED) e uma Sony XH90 (LED tradicional). Ele também realizou o processo em um monitor de referência Sony BVM-HX310, já calibrado profissionalmente. Em seguida, foram utilizados equipamentos profissionais de calibração para aferir os resultados.

Os achados de Teoh foram interessantes: em todos os equipamentos, a calibração do iPhone tornou as imagens mais azuladas, com tons mais frios do que o apropriado. No caso da Samsung, a precisão de cores foi mantida, enquanto na televisão da Sony a precisão foi prejudicada em relação às configurações de fábrica do dispositivo.

A TV OLED da LG foi a que gerou os resultados mais positivos, com uma melhoria na precisão de cores e sem deixar a imagem exageradamente azulada. Segundo as medições do especialista com o equipamento profissional, a diferença de cores Delta E tinha uma taxa média de 3,5 na calibração original da TV, e foi reduzida para 1,94 com o ajuste do iPhone. Com uma calibragem profissional, entretanto, a taxa caiu bem mais, para 0,78.

No caso do monitor de referência da Sony, o recurso da Apple não deveria causar nenhuma diferença na imagem, uma vez que o equipamento já estava corretamente calibrado. Ainda assim, o ajuste do iPhone fez alterações na imagem do monitor, tornando-a mais azulada e prejudicando sua precisão de cores.

No fim das contas, portanto, use o seu bom-senso: é fato que nós, meros mortais, não precisamos de uma calibração profissional nas nossas TVs para desfrutar de um filme ou uma série — portanto, siga seu coração (e seus olhos) e decida qual processo traz um visual melhor para o seu gosto. É bem fácil ativar/desativar a calibração nos Ajustes do tvOS, afinal.


Comprar Apple TV 4K de Apple Preço à vista: a partir de R$1.349,10
Preço parcelado: a partir de R$1.499,00 em até 12x
Modelo: Wi-Fi com 64GB ou Wi-Fi + Ethernet com 128GB
Apple TV HD

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ terá série pré-escolar com conteúdo educativo

Próx. Post

União Europeia tem acompanhado julgamento entre Apple e Epic de perto

Posts Relacionados