O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Confira mais novidades do Mac OS X 10.6 Snow Leopard que Serlet e Federighi não demonstraram na WWDC ’09

Apesar de não serem recursos totalmente inéditos, as novidades que vos trago a seguir, compiladas pelo Mac|Life junto de outras não muito importantes, aprimoram bastante alguns pontos no uso do seu Mac, além de tornarem outras funcionalidades que existem há um bom tempo no sistema da Apple mais presentes no nosso dia-a-dia. Algumas delas vocês encontrarão listadas no site da Apple, enquanto outras simplesmente não foram mencionadas nem pelos executivos Bertrand Serlet e Craig Federighi, ao demonstrar o produto na abertura da WWDC ’09.

Publicidade

Mac OS X Snow Leopard

Gestos multi-touch nos MacBooks brancos (uêba!)

Se você fez como eu e comprou seu lindo MacBook branco no mês passado — aproveitando que chegaram com a GPU NVIDIA GeForce 9400M e mais memória —, poderá usufruir de gestos multi-touch nele assim que instalar a nova versão do sistema operacional. A iniciativa abrangerá todos os MacBooks brancos produzidos desde que a tecnologia começou a ser aplicada em MacBooks Pro.

MacBook branco, com destaque para o trackpad

O melhor de tudo é que não serão apenas gestos de um a três dedos, como no MacBook Air: até aqueles com quatro dedos, que apenas os portáteis unibody lançados a partir de outubro de 2008 possuem, poderão ser ativados no Snow Leopard e serão incluídos da mesma forma nos MacBooks Pro e Air produzidos nos últimos 18 meses.

Ligar e desligar seu Mac está duas vezes mais rápido

Falou-se de uma instalação 45% mais rápida e de 6GB de espaço em disco liberados do Leopard para o Snow Leopard, mas é fato que a inicialização e o desligamento do sistema estão duas vezes mais rápidos com o Snow Leopard. Costuma usar muito o Sleep Mode? Saiba que ele está 75% mais rápido, o que pode evitar inconvenientes caso você precise sair correndo.

iChat: consome menos banda e traz maior resolução

Conversas em vídeo no iChat são muito dependentes das tecnologias e APIs do QuickTime (QTKit, para o Mac OS X). Lembro que, na transição do QuickTime 6 para o QuickTime 7, a qualidade aumentou drasticamente para todos os usuários pois o codec H.264 era muito mais eficiente, obtendo maior resolução com a mesma largura de banda. Com o Snow Leopard e o QuickTime X não será diferente: enquanto no Leopard é necessária uma conexão de 900Kbps para usar o iChat com vídeo, no Snow Leopard bastarão apenas 300Kbps. Há quem vá achar essa mudança muito bem-vinda.

Snow Leopard - iChat

Com isso, suas conversas em vídeo e conferências no iChat Theater podem ir a maiores resoluções: até 640×480 pixels. Isso é quatro vezes a resolução atual.

Serviços sensíveis ao contexto

O menu Serviços (Services) disponível em cada aplicativo do Leopard não existe mais. Agora, os serviços estarão nos menus contextuais, e você verá apenas o que realmente for compatível com o aplicativo que está usando.

Serviços no Snow Leopard

Mail detecta números de voo

Se você receber uma mensagem de email contendo um número de voo, ele será reconhecido automaticamente pelo aplicativo. Mas onde você poderá tirar proveito de um informação com essa? Simples, no Dashboard:

Flight Tracker

O widget Flight Tracker cuidará de buscar informações sobre o voo (origem, destino e estimativa de chegada) e mostrá-las nele mesmo. Simples, mas poderá ser muito útil para quem viaja bastante a trabalho.

Então é isso. Temos muito mais a abordar em detalhes sobre a nova versão do sistema da Maçã (tanto em refinamentos quanto em tecnologia), mas vamos falando aos poucos em futuros artigos até o seu lançamento, no mês de setembro. Aguardem! 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mozilla libera Firefox 3.0.11

Próximo Artigo

Acredite se quiser: completamos três anos de vida hoje! :-D

Posts Relacionados