O melhor pedaço da Maçã.

Novos MacBooks Pro de 13 e 15 polegadas podem ser iniciados por um cartão SD

Cartão SDJá disponíveis nos Estados Unidos, os novos MacBooks Pro de 13 e 15 polegadas contam com um leitor de cartões SD, conforme já relatamos. Na introdução dos mesmos, Phil Schiller destacou a utilidade desses cartões para o mercado profissional, especialmente devido ao seu uso intenso em câmeras profissionais. Mas é óbvio que esse novo slot possui utilidades além dessa (e também algumas limitações), sendo que Apple fez questão de explicar tudo sobre ele em um artigo da sua base de conhecimentos.

Publicidade

Uma das possibilidades de uso descritas pela fabricante é a instalação do Mac OS X em um cartão SD para uso como disco de inicialização (boot) do computador, o que pode ser muito útil caso o disco rígido do seu Mac tenha algum problema: você pode até usar um desses cartões para iniciá-lo em modo de emergência e assim tentar solucionar os problemas com o HD defeituoso. Além disso, certos ambientes educacionais e/ou corporativos vão achar essa novidade muito útil para a instalação de softwares.

Para conseguir instalar o Mac OS X em um cartão SD, é preciso formatá-lo antes, utilizando o Utilitário de Disco (Disk Utility). É preciso alterar a tabela de partição padrão para GUID e assim formatá-lo usando o sistema de arquivos Mac OS Extended. Mas é bom lembrar que o leitor instalado pela Apple nos MacBooks Pro também possui desvantagens: uma delas é que ele não suporta formatos de cartões posteriores ao SDHC, o que significa que ele só pode ser usado com capacidades até 32GB. Além disso, apesar de promovê-los como compatíveis com cartões de maior densidade (como MiniSD e MicroSD), é necessário um adaptador “passivo” para que eles possam ser conectados à máquina com sucesso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Retail Store de Scottsdale apresenta arquitetura inovadora

Próx. Post

Nova GeForce GTX 285 aparece na Apple Store Online

Posts Relacionados