O melhor pedaço da Maçã.

Participante da WWDC ’09 acusa a Apple de ter sido “hostil” após sessão relacionada com a publicação de títulos na App Store

Líder do site Tumblr e criador do aplicativo Instapaper, o desenvolvedor Marco Arment criticou a Apple em um dos seus artigos, dizendo que ela exibiu “hostilidade” com os participantes da Worldwide Developers Conference 2009 durante uma sessão importante para os desenvolvedores para iPhone OS, relacionada à publicação de artigos na App Store. Nas observações feitas por Arment, ficou estranho em relação aos demais eventos da conferência que esta palestra fosse encerrada 45 minutos antes do previsto, não exibisse exemplos ricos aos presentes e não contasse com espaço para que fizessem perguntas aos engenheiros que conduziram a apresentação.

Publicidade

Apps na App Store

O apresentador da sessão, segundo o desenvolvedor, encerrou o assunto com um slide genérico mostrando apenas o logo da WWDC e agradeceu aos desenvolvedores presentes pela participação. Todos os engenheiros que falaram nesta apresentação se retiraram, as luzes se acenderam e todos foram conduzidos para fora do auditório de uma forma nunca vista em uma apresentação oficial da Apple.

Usando palavras não muito amigáveis, Arment escreveu que o ocorrido foi uma grande falta de respeito para com os desenvolvedores para iPhone OS, e de fato foi mesmo. “Eles não tiveram nenhum interesse em esclarecer nossas dúvidas no tópico em que mais temos dúvidas”, disse. De fato, o tratamento que a firma de Cupertino dá aos desenvolvedores da sua plataforma móvel é bem diferente do que é dado a programadores para Mac: falta relação direta com os clientes, suporte técnico personalizado e toda a flexibilidade de desenvolvimento e uso de APIs que estes possuem.

Publicidade

Com desenvolvedores para iPhone, Arment já expõe que a coisa é mesmo mais restritiva, pois a Apple cuida de todo o processo comercial e aprovação dos aplicativos no único canal de venda para a plataforma — onde já houve falhas sérias na aprovação/reprovação de aplicativos, com um processo que até hoje não se sabe como funciona.

Apesar disso, na conferência, também notei relatos de outros desenvolvedores dizendo que os engenheiros da Apple são prestativos na quase totalidade dos esclarecimentos que prestam, o que tornaria o caso abordado por Arment atípico, num assunto já considerado bastante polêmico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Será? iPhone 3G S já desbloqueado e à venda aqui no Brasil

Próx. Post

Update do iPhone OS 3.0 para o iPod touch aparece temporariamente no site da Apple

Posts Relacionados