O melhor pedaço da Maçã.

Está na hora de a Apple ser transparente; afastamento de Steve Jobs poderá gerar processos

Muitos analistas de negócios e jornalistas ligados à indústria estão fazendo coro à afirmativa de que a filosofia do Steve Jobs de manter a vida pessoal em segredo trará problemas sérios para a Apple no futuro.

Publicidade

Steve Jobs magro

É compreensívo que o problema de saúde dele seja um assunto com o qual é preciso tato para lidar, mas a vida de um CEO de uma empresa como a Apple é equivalente à vida de artistas, políticos e outros tipos de celebridades — uma fonte inesgotável para rumores que servem de base para decisões comerciais, ainda que alguns pensem que isso seja um absurdo.

De acordo com a Forbes.com, membros de comunidades jurídicas e de investimentos acreditam que tamanho fechamento de informações sobre Jobs poderá dar brechas para processos contra a Apple, principalmente de acionistas insatisfeitos com tanto segredo sobre a saúde do CEO. Muitos deles crêem que a forma como o anúncio foi feito não foi planejada o suficiente, o que resultou numa grande queda no valor das ações da Maçã.

De uma maneira geral, porém, não é incomum que processos rolem quando valor de ações de empresas diversas despencam de uma hora para a outra, independente do motivo. A grande questão é a importância dada a Steve Jobs no sucesso da Apple, visto que ele ainda hoje envolve-se direta e intensamente na criação e no desenvolvimento da maioria dos seus produtos.

Publicidade

Enquanto isso, uma briga feia rolou ao vivo entre Dan Lyons (o famoso Fake Steve Jobs) e Jim Goldman, repórter de tecnologia da CNBC, cuja opinião e fontes foram apoiadas por mim, há algumas semanas, após o blog Gizmodo reportar uma queda acentuada no estado da saúde do CEO da Apple:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g47goge2S6I[/youtube]

É claro que há a possibilidade de Steve Jobs ter dito a verdade o tempo todo, mas muito me surpreenderia se ele realmente só tivesse começado a avaliar seu estado de saúde há poucas semanas, quiçá o seu esquadrão de médicos só ter identificado algo mais sério alguns dias depois de ele ter comentado sobre “disfunções hormonais” no seu anúncio de não-participação na Macworld Expo.

Enfim, que tudo ocorra bem por lá.

[Dica do Rodrigo Henrik, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Gol Mobile lança mais um aplicativo na iPhone App Store: O GLOBO EM FOTOS

Próx. Post

Agora foi a vez de Steve Wozniak falar sobre Steve Jobs, sua saúde e ausência da Apple

Posts Relacionados