Media Reader ExpressCard Adapter, da Belkin.
Esta viagem a San Francisco foi bem produtiva em compras — some um espírito consumista a um cartão de crédito no bolso, dá nisso. No final do mês, vem a bomba. 😛 Felizmente, estou super contente com o que adquiri, e aqui lhes trago mais uma resenha, desta vez do![]() |
![]() |
Não fui pra lá com planos de comprar este produto, mas segui a dica dos meus amigos da FingerTips e me dei muito bem. O adaptador é sensacional e custa bem menos do que eu esperaria: US$30 é o seu preço sugerido — paguei US$35 na Apple Retail Store (dá pra ver na segunda imagem acima), tá valendo.
“Ora, mas pra que serve o produto?”, você me pergunta. Bem simples: ele é um adaptador ExpressCard — que foi eliminado nos novos MacBooks Pro de 13 e 15 polegadas, mas continua no de 17 como o que eu comprei — que funciona como um leitor de múltiplos formatos de cartões de memória. Ou seja, enquanto a Apple embutiu um slot SD nas suas maquininhas, este é capaz de ler muito mais do que isso.
O Media Reader é compatível com 12 tipos de chips de memória flash: SD, MMC, MMCplus, MS, MS Pro e xD-Picture Card nem sequer precisam de adaptador. Com um (interno), ainda é possível usar microSD, miniSD, MMCmobile, RS-MMC, MS Duo e MS Pro Duo.
Olhando apenas para ele, aí em cima, logo você deve pensar que, quando inserido, ele não deve ficar nada bonitinho um MBP. Erro seu! 😉 O tamanho do adaptador é exatamente igual ao do compartimento interno do slot ExpressCard, ou seja, ele fica alinhado direitinho com a carcaça do laptop, veja:
Com isso, e como não tenho mais nenhum outro produto que seja ExpressCard, simplesmente o deixo espetado indefinidamente.
Se tudo isso ainda não te convenceu do quão bom o Media Reader é, deixa eu te contar um segredinho: ele é *muito* mais rápido e prático para transferir fotos, ao menos as da minha câmera — uma Nikon Coolpix P80. Eu poderia citar simplesmente a facilidade que é somente colocar o meu cartão SD ali, mas os números não negam: a transferência via cabo USB, nos meus testes, foi 13 vezes mais lenta (!!!) que pelo Media Reader.
![]() |
![]() |
Para chegar a esses números, esvaziei duas vezes o mesmo conteúdo da minha máquina usando o Aperture 2.1.3, primeiro com o cabo USB, depois direto pelo Media Reader. O total foi de 127 fotografias a 10,1 megapixels cada (compactadas em JPEG), totalizando 297MB. Como você pode ver acima, 27,9 segundos via Media Reader e mais de seis minutos pelo cabo USB.
De acordo com a Belkin, a velocidade máxima teórica do Media Reader é de 480Mbps (ou 60MB/s). O produto é compatível tanto com o Mac OS X quanto com o Windows 2000/XP/2003 Server.