O melhor pedaço da Maçã.

BlackBerry – uma pincelada

Nokia E61 - www.nokia.comAlém de uma fruta, BlackBerry também é uma tecnologia, criada em 1999 pela Research In Motion (RIM), e implementada em aparelhos portáteis estilo handheld, que foram chamados de BlackBerry.

Publicidade

Tal fato causa alguma confusão hoje em dia, visto que outros fabricantes de celulares e PDAs agora implementam a tecnologia da RIM. Hoje em dia é possivel encontrar, por exemplo, telefones da Nokia em algumas operadoras de celular mundo afora, com a tecnologia BlackBerry. Mas afinal, o que é isso? Para quê serve?

Geralmente, quando queremos verificar nossos emails, temos que entrar em algum sistema que faça o acesso para nós, inserir um nome de usuário e senha (se esses dados já não estão salvos no computador), e de alguma forma, receber as mensagens, seja apertando um botão estilo “Enviar e Receber”, ou simplesmente atualizando a página, no caso dos webmails. No caso da telefonia móvel, isso pode significar alguns minutos perdidos, entre acessar a ferramenta de leitura de email do celular e ter habilidade para escrever os dados necessários para finalmente conectar-se ao servidor, e depois mais algum tempo até “baixar” os emails… para alguns, o tempo é precioso, e a paciência, um pouco curta para aceitar tanta demora a fim de ver uma simples mensagem. Talvez, recebendo os emails no celular como se eles fossem simples mensagens curtas (SMS), a coisa ficasse mais fácil.

Publicidade

Pois é assim que funciona o sistema de push email para celulares, que está por trás do serviço BlackBerry. Em vez de você acessar uma conta e depois baixar o email para leitura, o email chega como uma mensagem no celular BlackBerry (seja ele da marca que for: BlackBerry, Nokia, HP, Palm etc.), e basta acessá-la para ler todo seu conteúdo em texto. Tudo ao momento, no instante. Isso é possível porque, ao configurar seu serviço BlackBerry com a operadora (descreverei mais abaixo), o usuário deve citar nome de usuário e senha de acesso ao email, e o sistema contratado verifica suas mensagens a cada intervalo de tempo — quase sempre meio minuto. Ao encontrar um email novo, o mesmo é redirecionado para o celular, chegando como SMS.

Geralmente, quando um email vem com anexos, o sistema dá a opção de baixá-los para o celular, e aí sim pode demorar um pouquinho. Mas nada que uma conexão 3G ou GPRS não resolvam. Têm mais velocidade, fazendo com que visualizar um anexo no celular seja bem parecido a vê-lo no computador — em matéria de tempo de acesso; se formos ver outras características, não se compara uma tela de 3 polegadas com outra de 17, por exemplo!

Perl, celular da BlackBerry - www.blackberry.comConfigurar um aparelho desses nem sempre é fácil. Entretanto, basta seguir os passos certos que tudo vai bem. Primeiro, a operadora de telefonia tem que oferecer o serviço, contratado mediante um pagamento mensal, que nem sempre é baixo. Também, convenhamos: quem precisa ver seus emails rapidamente, sem perder tempo, deve ter em conta que a tecnologia tem seu preço. Na Europa, gira em torno dos 30 euros ao mês, o que daria 84 reais no câmbio de 1 euro = 2,80 reais. Segundo, com o serviço já contratado, o usuário deve acessar uma página de configuração, criar uma conta de acesso (que será a ponte para conectar o celular à caixa de e-mail), dizer nome de usuário e senha do email, e só. Às vezes, pode ser necessário dar o endereço do servidor POP também.

O serviço como um todo é bem interessante. Muitos que tinham mensagens urgentes para receber e precisavam levar seus notebooks pesados e grandes com conexão wireless por aí (até arriscando serem assaltados, dada a atenção que chama carregar uma maleta de notebook), podem carregar o aparelhinho no bolso e esperar os emails chegarem. Sem ficar entrando em páginas de webmail, ou em programas de acesso ao correio eletrônico, apenas aguardando o som do telefone avisando: uma nova mensagem chegou!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Imagens do BLOG devem agora estar corretamente alinhadas no feed

Próx. Post

Uma gravata azul, por favor!

Posts Relacionados