O melhor pedaço da Maçã.

Loteria da morte, take 2: você foi pego pelo iPhone OS 3.0?

iPhone OS 3.0Não farei uma crítica direta contra a Apple sobre o seu novo firmware neste artigo, até porque não tenho esse direito: tem um iPod touch 1G aqui na minha mesa que está funcionando lindamente com ele — até estranhei, pois os 100 novos recursos não o deixaram muito mais lento. 😛 No entanto, muitos usuários ao redor do mundo, principalmente de iPhones, estão relatando problemas com seus aparelhos após atualizarem para o iPhone OS 3.0. De questões bastante generalizadas a outras que afetam apenas um ou outro usuário, já é possível encontrar muita coisa nos fóruns da Apple.

Publicidade

Um dos casos mais discutidos que encontrei refere-se à autonomia de bateria — e afeta inclusive membros da equipe do MacMagazine, como o Rafael Fischmann. Alguns usuários do firmware 3.0 estão vendo as baterias dos seus aparelhos drenarem com uma velocidade assustadora, sem falar que estão esquentando acima do normal. A explicação mais plausível para essa anormalidade está relacionada com as notificações push, mas não se aplica a muitos que atualizaram seus iPhones e não instalaram um aplicativo sequer com suporte a essa funcionalidade.

Músicas também estão sendo corrompidas nos iPhones de algumas pessoas, e daí ocupam o espaço de armazenamento deles como “Other” após a atualização. Neste caso, o único jeito de solucionar os problemas é apelar para uma restauração completa dos aparelhos, e daí adicionar todo o seu conteúdo novamente.

Publicidade

Acabou por aí? Bem que eu gostaria, mas não: quem tem conta Microsoft Exchange com sincronização via push viu o recurso interferir no tempo de bloqueio dos aparelhos com senha, impossibilitando sua alteração. Desabilitá-lo e reabilitá-lo em seguida foi o único jeito de conseguir alterar o bloqueio com senha novamente.

O novo Messages também está sendo a dor de cabeça de muita gente. Enquanto houve casos do desempenho do envio de SMS cair drasticamente (até em iPhones de primeira geração, em que supostamente nada foi mudado na sua funcionalidade), em outros casos mais graves teve gente que não conseguiu sequer enviar uma mensagem ao atualizar. Com um reset — segure os botões Home e Sleep por um período de cinco a 15 segundos, ignorando qualquer reação do aparelho — aparentemente a falha é resolvida.

Outro problema que também pode ser resolvido por um reset refere-se a aplicativos que requerem conexão de rede para se manterem atualizados — como Stocks, Weather e até o Mail — e congelaram após o update. Pelo jeito, o processo ajuda a redefinir os dados usados por eles, que aparentam não serem apagados durante a atualização para o iPhone OS 3.0.

Enquanto isso, a Apple não se manifestou sobre os problemas de seus clientes, que incluem ainda sincronização de contatos via Exchange e ringtones, quedas de ligações, falhas em autenticação do iTunes, cancelamento de envio de emails e tantos outros que estão chegando às discussões do site da Maçã com o passar do tempo. Alguns deles aparentam ser mais críticos que algo que possa ser solucionado por uma restauração completa ou um reset, de forma que vai ter gente torcendo para sair um firmware 3.0.1 (ou 3.1) logo. Enquanto ele não chega, esqueci de relatar alguma coisa?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualize o Twitter e o Facebook no iPhone/iPod touch simultaneamente com o Duo

Próx. Post

E eu quase ia me esquecendo: visitamos mais uma vez o Googleplex, em Mountain View (Califórnia)

Posts Relacionados