Demorou um pouquinho — já faz uns três meses que a notícia de que chineses haviam quebrado o sistema de criação de códigos dos iTunes Gift Cards se espalhou pela internet —, mas finalmente a Apple começou a combater a realização desta prática sórdida.
O Rafael Fischmann falou rapidamente ontem, mas acho que vale um segundo alerta para quem utiliza Gift Cards falsos: o The Washington Post afirma que a Apple começou a bloquear as contas de usuários que compraram os vales falsificados.
Usuários que haviam comprado os Gift Cards de sites como o eBay relatam em fóruns que suas contas na iTunes Store foram canceladas e, com isso, perderam acesso a todo o conteúdo comprado pela loja. Uma pessoa contou que acabou perdendo toda sua biblioteca — avaliada em aproximadamente US$5 mil — após utilizar diversos vales de US$50 comprados do site de leilões.
Segundo Jason Roth, porta-voz da Apple sobre o iTunes, a empresa está trabalhando pesado para combater fraudes e que a política da companhia está claramente descrita nos termos de serviços de sua loja: “[…] a Apple se reserva o direito de encerrar/cancelar constas de usuário e requisitar formas alternativas de pagamentos se um Gift Certificate, iTunes Card, Content Code ou um Allowance for obtido de forma fraudulenta ou utilizado na iTunes Store”.
Roth ainda afirmou que o suporte da Maçã alerta constantemente os consumidores que estejam utilizando códigos falsos de que suas contas podem ser canceladas, o que permite que eles realizem backups de todo o seu conteúdo. Se a conta realmente chegar a ser fechada, você poderá apelar à companhia para que ela seja reaberta, mas as chances de isto ocorrer são mínimas.