O AdSense for Mobile Applications já estava sendo testado internamente desde meados de março (com o próprio Urbanspoon, app do vídeo abaixo), mas agora foi aberto em fase beta pública pelo Google e promete levar anúncios do AdSense para aplicativos e jogos que rodem em plataformas móveis, como iPhones e iPods touch.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AaMDikYsO_g[/youtube]A ideia dos caras, como sempre, é tornar tais peças algo conveniente para o usuário — algo que acrescente à sua experiência, e não se torne intrusivo. Para os desenvolvedores, a notícia é muito boa, visto que, contando com o sucesso da plataforma, mais apps poderão ser distribuídos gratuitamente para a comunidade com o suporte financeiro obtido através de propagandas.
Com o serviço, o Google levará anúncios em texto e em imagens para aplicativos de iPhone/iPod touch e Android. Na plataforma móvel da Apple, além do Urbanspoon trabalharam também com o Google nos últimos meses empresas como Sega, Shazam, o criador do Backgrounds, entre outros. Nesta fase inicial do programa, todos os apps participantes precisam ser gratuitos e gerar pelo menos 100 mil pageviews diários.