O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

D’Incao Instituto de Ensino investe ainda mais em tecnologias Apple

Há pouquinho mais de um ano, o MacMagazine apresentou para o país em primeira mão o projeto tecnológico do D’Incao Instituto de Ensino, considerada a “primeira escola da América Latina” a oferecer um MacBook por aluno.

Publicidade

D'Incao Instituto de Ensino e Apple

Conversei nesta semana com o Giordano Guastala, gerente de TI do instituto, que me contou sobre as novidades implementadas de lá pra cá. O D’Incao continua se diferenciando de escolas convencionais, investindo em novas e modernas tecnologias como podcast/videocast, Wiki como ferramenta colaborativa e até mesmo o Twitter.

As plataformas Apple são ponto central dos projetos do D’Incao, que está explorando toda a tecnologia Wiki presente no Mac OS X 10.5 Leopard Server:

D'Incao usa Mac OS X Server

O acesso ao portal colaborativo é restrito, mas abaixo você confere um exemplo do conteúdo a que as estações de trabalho do instituto têm acesso navegando pelo seu banco de dados interno:

D'Incao usa Mac OS X Server

“O D’Incao Ensino Médio é uma instituição comprometida com a educação em seu mais alto nível de qualidade, caminho indispensável para aqueles que pretendem atuar de forma consciente e crítica em nosso mundo”, afirma o Giordano. “A utilização dos recursos tecnológicos foi fundamental para aprimorar alguns processos educacionais, tais como coleta de dados em ciências experimentais, produção de trabalhos e projetos, demonstrações teóricas, trocas de informações e pesquisas.”

D'Incao Instituto de Ensino e Apple

Com tamanha imersão tecnológica, a interatividade, a internet, a informática e até mesmo simulações computadorizadas já fazem parte do cotidiano dos alunos do D’Incao. Segundo eles, a escolha de Macs foi estimulada por uma série de fatores, como segurança, estabilidade do sistema operacional Mac OS X, a suíte iLife, facilidade de uso e recursos para trabalhos em rede.

Publicidade

“Cada disciplina está encontrando uma forma de acrescentar recursos tecnológicos ao seu já existente e vasto arsenal de estratégias de ensino”, explica Giordano. “Os mais usados são os recursos de produção como iMovie, iPhoto, GarageBand (para produção de podcasts e videocasts), além dos inúmeros softwares disponíveis (Grapher, Logger Pro) e recursos científicos disponíveis para Mac. Utilizamos, ainda, as ferramentas disponíveis em nossos servidores Xserve, tais como iCal Server e Wiki (para desenvolvimento de trabalhos colaborativos). Para comunicação, o iChat é utilizado inclusive como ferramenta de suporte técnico remoto. Para controle de acesso dos alunos aos servidores e à internet, utilizamos a ferramenta Remote Desktop, da Apple.”

D'Incao Instituto de Ensino e Apple

O site do D’Incao Instituto de Ensino também foi reformulado recentemente, e está agora bem mais clean e fácil de se navegar. Vale a pena dar uma conferida, principalmente nos vídeos produzidos por eles.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Aspyr lança Call of Duty Deluxe Edition para Mac

Próximo Artigo

Geração atual do Mac mini não é tão rentável para a Apple

Posts Relacionados