O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 3.5 sairá na próxima terça-feira, segundo a Mozilla

Após receber contato do Betanews, um porta-voz da Mozilla confirmou no início da noite de ontem que a versão final do Firefox 3.5 estará disponível para o público geral na próxima sexta-feira (30/6), caso nenhuma falha grave seja encontrada e registrada por alguém da comunidade de desenvolvimento. A espera pela versão final do novo navegador é grande, já que ele é três vezes mais rápido que a atual versão 3.0.x e traz muitas novidades para desenvolvedores web.

Publicidade

Firefox 3.5

Com o anúncio, a desenvolvedora do browser será capaz de cumprir as suas estimativas traçadas no início deste mês e lançá-lo ainda no primeiro semestre de 2009. Apesar de navegadores modernos como Chrome e Safari já estarem estáveis no mercado, o Firefox é o mais indicado para estimular a popularização dos novos padrões HTML 5, por ser usado por quase 23% dos internautas. Entre outras novidades, a Mozilla destaca destaca a tag canvas e as opções nativas de inserção de vídeo e áudio em aplicações web.

“Alguém tem que colocar vídeo aberto na web”, disse Damon Sicore, engenheiro da Mozilla, destacando a importância de os vídeos saírem de dentro da “prisão”, como ele caracteriza todos os plugins que impedem a web aberta de se tornar melhor. “Sentimos que isso está em nossa missão, algo que temos de fazer para continuar seguindo em frente, mantendo a web aberta”, conta ele.

Além de novidades para desenvolvedores, o Firefox 3.5 traz um número grande de novos recursos — alguns dos quais o Rafael Fischmann chegou a comentar —, então a Mozilla espera que o lançamento oficial seja um sucesso. Atualmente, mais de 800 mil usuários usam alguma versão beta ou candidata à final do navegador, e estes serão os primeiros a serem atualizados na próxima-terça feira, o que deverá ocorrer no início da tarde.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Flight Control se torna oficialmente viciante: versão 1.3 adiciona modo multiplayer

Próx. Post

Halex bodejando: iPods não são Discmen

Posts Relacionados