O melhor pedaço da Maçã.

Dicas e orientações para quem pretende desbloquear o iPhone 3GS via software por conta própria

Artigo escrito em colaboração com o Silvio Sousa Cabral e o Rafael Fischmann.

Publicidade

A essa altura do campeonato, todos vocês já devem ter acompanhado aqui no MacMagazine que o pessoal do DesbloqueioBr conseguiu liberar um iPhone 3GS — anteriormente bloqueado pela AT&T nos Estados Unidos — para uso em qualquer operadora. Eu, que conheço os meninos que ainda trabalham lá, sei da seriedade de todos e do comprometimento que eles têm em fazer o melhor trabalho possível, mas é importante deixarmos claro que usuários experientes podem realizar o unlock por conta própria.

Toda essa façanha não seria possível sem a liberação da Purplera1n, ferramenta criada pelo famoso hacker GeoHot para realização de jailbreak na última geração do smartphone da Apple. Ela inclusive já foi atualizada hoje cedo pelo garoto, trazendo suporte ao Windows 7 e inúmeras correções de bugs. Além do aparelho jailbroken, é preciso considerar que o iPhone esteja com a baseband 04.26.08 (preferencialmente, porque é garantido) e que o iTunes instalado seja o 8.2.0.23.

GeoHot no Purplera1n

Infelizmente, até o momento a Purplera1n continua disponível somente para o sistema operacional da Microsoft, mas em breve deverá ser liberada em versão para Mac, sem grandes mudanças no processo em si. O GeoHot fez um excelente trabalho em seu software, mas ele ainda traz alguns bugs, até porque é algo muito recente — ainda assim, pelas melhorias de ontem pra hoje, a coisa promete. Com base nas suas descobertas e num trabalho de muito tempo que está sendo feito nos bastidores, a solução que o iPhone Dev Team pretende liberar após o lançamento do firmware 3.1 tende a ser bem mais sólida e apropriada. Até lá, vamos com o que temos.

Publicidade

Depois de baixar a Purplera1n, conecte o seu iPhone 3GS ao computador e siga os seguintes passos:

1. Iniciar o processo de jailbreak pela Purplera1n

Abre-se uma janela com um botão “make it ra1n”. Clicando nele, o software dá conta de realizar o jailbreak no iPhone 3GS conectado ao computador.

16830

O aparelho demorará um pouco para reiniciar, mas isso é normal: é preciso aguardar pacientemente até o término do processo.

2. Instalar o Cydia

Após o telefone ser reiniciado, um novo ícone em branco de nome Freeze aparece na segunda tela inicial (Home Screen). Certifique-se de que o Wi-Fi esteja ativo e toque no ícone para abrir o instalador do Cydia:

Unlock do iPhone 3GS

O aparelho se encarregará de baixá-lo e instalá-lo, já que ele é necessário no processo de desbloqueio.

Unlock do iPhone 3GS

3. Adicionar o repositório do iPhone Dev Team e rodar a ferramenta ultrasn0w

Dentro do menu Sources, na aba Manage do Cydia, será preciso adicionar o repo do Dev Team, onde será obtido o yellowsn0w, a ferramenta necessária para desbloquear os aparelhos com a versão 3.0 do firmware da Apple.

Para isso, basta dar um toque no botão Edit no canto superior direito e depois em Add no canto superior esquerdo, para digitar o endereço http://repo666.ultrasn0w.com:

Unlock do iPhone 3GS

O Cydia se encarregará de adicionar o endereço aos demais, o que você deve confirmar pressionando Done, no canto superior direito. Em seguida, selecione o repositório recém-adicionado. Dentro dele, estará o link para o ultrasn0w. Basta selecioná-lo e prosseguir com a sua instalação normalmente (recomenda-se desligar o 3G, antes de mais nada, mas isso não é obrigatório).

Unlock do iPhone 3GS

Ao finalizar, desligue o aparelho e religue-o.

. . .

Aparentemente, o ultrasn0w não é capaz de desbloquear todos os iPhones 3GS. Algumas falhas isoladas podem ocorrer e o Dev Team deverá solucioná-las em breve, lançando atualizações para suas ferramentas. Problemas em relação ao sinal da operadora ou da rede 3G puderam ser resolvidos reiniciando os aparelhos usados e/ou reinstalando a ultrasn0w (sim, realizando tudo acima mais uma vez sobre o que já foi feito).

Os passos acima, evidentemente, foram bastante simplificados. Se você precisar de uma orientação clique-a-clique, siga para o tutorial do iClarified ou do BigBoss, ambos muito bons e completos.

O grande problema nessa história toda — e possivelmente o maior deles — é que tudo isso só pode ser iniciado (a partir do jailbreak do GeoHot) com o iPhone já ativado. Ou seja, se você conseguir um aparelho da AT&T nos EUA, por exemplo, certifique-se de que o chip original esteja dentro do iPhone para conseguir realizar a sua ativação pelo iTunes e então fazer o processo todo. Aí sim, com tudo funcionando, terá liberdade para retirá-lo e trocá-lo pelo chip da operadora que quiser, nacional ou internacional.

Activate iPhone

A intenção do MacMagazine ao divulgar o feito do DesbloqueioBr não foi mais do que informar a todos que o processo já é possível. Os caras lá não são os únicos especializados nisso no Brasil, e temos certeza de que existem outras empresas tão boas quanto ou até melhores para o serviço, mas por enquanto nenhuma se manifestou. A escolha vai de cada usuário/consumidor.

O público que acessa, acompanha e lê os artigos do MM é bastante seleto, ligado, atento, geek. Serviços como os prestados por essas empresas não visam a esse público, por via de regra. Por outro lado, existe muita gente que não tem noção alguma de como se dá um processo desses, tem medo, quer uma garantia de que a coisa irá funcionar ou simplesmente não tem saco, preferindo pagar para que alguém o faça. É para isso que eles existem, ninguém é obrigado a contratá-los — até porque muitos têm sobrinhos, netos e afins que adoram ajudá-los nesse sentido.

Posto isso tudo, as dicas estão aí, e agora contamos com vocês e com os que tiverem experiências semelhantes, que compartilhem suas ideias, sugestões e dicas nos comentários deste artigo. Vamos alimentá-lo, juntos, com informações para que todos possam desbloquear seus iPhones sem pagar nada, se assim o desejarem.

[Agradecimento especial aos leitores Daniel e Alexandre Alves, que comentaram no outro artigo com as dicas dos tutoriais!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polícia de Arlington libera vídeos com imagens do suspeito de ter atirado em empregada de Apple Store

Próx. Post

“Rachael”: o primeiro smartphone com Android da Sony Ericsson

Posts Relacionados