A Nielsen Company divulgou hoje uma pesquisa de acessos realizada em maio, que colocou o Apple.com na primeira posição entre os sites de empresas de hardwares tecnológicos. Aliás, com uma folga absurda: o site registrou mais do dobro de visitas da segunda colocada, a Hewlett-Packard.
A firma de pesquisas especula que o aumento expressivo deu-se pela antecipação ao lançamento do novo iPhone, que no início de junho finalmente viemos a descobrir que se chamaria iPhone 3GS. Só no mês passado, o site da Maçã registrou 55,7 milhões de visitantes únicos, contra 21,3 milhões da HP. Em média, cada visitante ficou uma hora e 14 minutos (!) navegando por lá.
O curioso é que, somando as visitas de todos os sites de fabricantes de hardware em maio de 2008, o Apple.com um ano mais tarde quase os supera sozinho: foram 57,3 milhões, no total. Em 2009, o somatório de todos bateu 70,1 milhões de pessoas, o que equivale a um crescimento de 22%.
A Apple também dominou a blogosfera, e a Nielsen já resolveu trazer alguns dados preliminares de junho: menções ao “novo iPhone”, ao iPhone 3G ou ao iPhone 3GS cresceram nada mais nada menos que 1.226% semana após semana em 8 de junho, dia da keynote de abertura da WWDC ’09. A coisa diminuiu aos poucos depois, mas voltou a subir no dia 19, quando o produto chegou ao mercado, confira:
Taí mais uma coisa em que as concorrentes terão que sofrer pra bater a Apple. 🙂 Para conferir o relatório completo da Nielsen, clique aqui (PDF, 40KB).