O melhor pedaço da Maçã.

Recorde: usuários gastaram US$32 bilhões em apps no 1º trimestre

O iOS, como de costume, concentrou boa parte do faturamento
Bloomicon / Shutterstock.com
App Store e Google Play

Em meio a todo o horror, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) parece, ao menos, ter aberto uma oportunidade única para um setor específico da economia: o dos desenvolvedores de apps para dispositivos móveis.

Publicidade

Já relatamos aqui recordes sucessivos das lojas de aplicativos nos últimos trimestres, e a App Annie chegou recentemente com números ainda mais impressionantes sobre o primeiro trimestre de 2021. Segundo a firma, usuários gastaram nada menos que US$32 bilhões na App Store e no Google Play durante o período — um recorde absoluto!

Entre plataformas, a maior parte dos gastos está — como de costume — no iOS: a App Store gerou cerca de US$21 bilhões, enquanto o Google Play ficou com os US$12 bilhões restantes. Ambas as lojas, entretanto, tiveram um crescimento semelhante (cerca de 40%) no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Tanto no iOS quanto no Android, os jogos constituem a categoria que mais gera dinheiro. No sistema do Google, entretanto, a balança é ainda mais pesada para o lado dos games: US$9 bilhões do total gerado pelo Google Play (75%, portanto) vieram dos jogos, enquanto na App Store a proporção ficou na casa dos 62%: os gastos com games foram estimados em US$13 bilhões.

Analisando downloads, os números também cresceram, mas não na mesma proporção dos gastos: tanto na App Store quanto no Google Play, usuários baixaram cerca de 10% mais apps na comparação ano a ano — foram cerca de 31 bilhões de downloads no trimestre mais recente. No iOS, as categorias mais populares são as de jogos, finanças e redes sociais, com uma popularidade crescente dos apps de saúde e bem-estar (que cresceram 25%).

App Annie sobre gastos na App Store e Google Play, primeiro trimestre de 2021

Três arrasa-quarteirões, claro, dominaram as métricas de downloads, gastos e usuários ativos mensais (desconsiderando os jogos): TikTok, YouTube e Facebook. No caso dos games, os títulos mais baixados no trimestre foram Join Clash 3D e Among Us.

A App Annie estima, agora, que a tendência de crescimento deverá persistir ao longo de 2021: somente os jogos deverão atingir US$120 bilhões em ambas as plataformas ao longo do ano, enquanto os apps “comuns” têm potencial de arrecadar cerca de US$80 bilhões.

Publicidade

Uma máquina realmente formidável…

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google coleta 20x mais dados no Android que Apple no iOS, aponta estudo

Próx. Post

Apple TV+ contrata executivo de criação que passou pelo Yahoo

Posts Relacionados