O melhor pedaço da Maçã.

Dica: habilite o gesto de trackpads multi-touch para alternar entre abas no Firefox 3.5

Há exatos 10 dias, eu comentava aqui no MacMagazine sobre algumas das novidades do Firefox 3.5, entre elas o suporte a gestos multi-touch dos trackpads de laptops mais recentes da Apple. De fato, nativamente funcionam muito bem o pinch para zoom, arrastar três dedos para esquerda/direita para voltar/avançar, e arrastar três dedos para cima/baixo para rolar para o topo/rodapé.

Publicidade

Trackpad do Firefox

Mas eu senti falta de um para alternar entre abas. Num post do final de outubro do ano passado, o Silvio Sousa Cabral comentou sobre a novidade, na época em que o Firefox ainda estava em fase experimental de sua versão 3.1. Na ocasião, ele citou um gesto de girar (twist) para tal, que inexplicavelmente sumiu na 3.5. Eu até tinha feito uma pesquisa rápida sobre o assunto, mas quem achou a resposta para a questão foi o leitor Takashi.

Ocorre que alguns beta testers do Firefox 3.1/3.5 consideraram a funcionalidade intrusiva e incômoda, isto é, o atalho mais atrapalhava do que ajudava. Por isso, o time de desenvolvimento do navegador resolveu removê-lo por padrão. A boa notícia é que, quem quiser, pode habilitá-lo na famosa tela de configurações escondidas da raposa.

Publicidade

Siga os passos:

  1. Abra uma nova aba/janela no Firefox e digite about:config na barra de endereços.
  2. Se surgir uma mensagem de aviso, certifique-se de que deseja prosseguir e aperte o botão respectivo.
  3. Na lista que se abre, use o filtro no topo e busque por “browser.gesture”. Você verá algo como isto aqui:

about:config de trackpad no Firefox 3.5

Observe que todos os controles de gestos estão listados nessas configurações. Se você for um usuário experimente, é possível até mesmo modificá-los e customizá-los ao seu gosto. Mas o que nos interessa, nesta dica, são as opções browser.gesture.twist.left e browser.gesture.twist.right — que para você estarão ainda em branco, ao contrário da imagem acima.

Para habilitar o atalho, dê um duplo-clique sobre a primeira opção e, na caixa de diálogo que se abrir, cole o comando Browser:PrevTab. Faça o mesmo para a segunda, colando Browser:NextTab. Pronto, agora a sua tela estará bem mais parecida com a minha, logo acima. O efeito da alteração é imediato. 🙂

Caso não goste dos tais gestos e queria voltar ao comportamento padrão — sem eles —, basta realizar os mesmos passos acima e, depois de dar um duplo-clique nas opções, apagar o comando, deixando-as em branco novamente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera primeira versão beta do iPhone OS 3.1 e seu SDK para desenvolvedores

Próx. Post

Saiba como a classificação etária dos aplicativos publicados na App Store (não) funciona

Posts Relacionados