O melhor pedaço da Maçã.

Mais Snow Leopard: transformações 3D para o WebKit, suporte nativo para 3G, QuickTime 7 e novidades no Dock Exposé

Além de complementar os recursos demonstrados na Worldwide Developers Conference 2009, o build 10A394 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard também trouxe novidades para os desenvolvedores que estão fazendo testes para o seu lançamento em setembro. Algumas delas eram esperadas para aparecer ainda no atual Leopard, mas pelo jeito ficarão apenas para os usuários do novo sistema.

Publicidade

Mac OS X Snow Leopard

Transformações tridimensonais em CSS para o WebKit — e para o Safari, como consequência

Já proposto pela Apple em nightly builds anteriores do WebKit, esse recurso está, de fato, ativo no Snow Leopard, da mesma forma que está no Mobile Safari, tanto na versão 2.2.1, quanto na 3.0. Curiosamente, os mesmos builds distribuídos para a atual versão do Mac OS X também são usados pela nova, o que deixa a impressão de que a novidade será exclusiva para quem adquiri-la, conforme relata o Ars Technica.

Na WWDC, a Apple demonstrou a novidade nas sessões relativas ao Safari. Basicamente, o efeito é obtido em combinações de rotações, translações e mudanças de perspectiva, aplicadas via CSS em elementos 2D. No entanto, uma mensagem publicada por um revisor do WebKit na central de registro de bugs do projeto diz que o recurso funciona nas suas versões mais recentes, porém apenas no Snow Leopard.

Publicidade

Julgando que a funcionalidade não depende muito do hardware instalado — roda em um iPhone, afinal! —, ela pode ser uma das pequenas coisas que a Apple esteja reservando para os demais usuários para acelerar a migração para o Snow Leopard. O problema é que tal atitude, se vier a ser tomada, não estaria acessível para donos de Macs com processador PowerPC nem para usuários de Windows. Portanto, isso não é bom caminho para um recurso capaz de virar um padrão para a web.

Suporte nativo a redes sem fio 3G (dispositivos WWAN)

Tal rumor já possui evidências documentadas por aqui, mas parece que um leitor do MacRumors conseguiu descobrir o real funcionamento da novidade no Snow Leopard. Aparentemente, ela não traz nenhuma evidência de que futuros MacBooks virão de fábrica com conectividade a redes celulares de terceira geração, mas pelo menos é capaz de facilitar (e muito!) o reconhecimento de modems de terceiros, algo que costuma ser uma dor de cabeça para muita gente.

Modem 3G no Snow Leopard

Tal leitor não precisou fazer muito para chegar a essa conclusão: bastou ele plugar um cartão wireless da Sprint em seu Mac e o sistema cuidou do resto, assimilando os drivers e colocando-o em funcionamento com um ícone de estado na barra de menus. A Apple, inclusive, já lista vários dispositivos compatíveis com esse reconhecimento automático em um artigo de suporte, atualizado no mesmo dia em que o beta atual foi liberado.

Instalação do QuickTime 7

Certos arquivos de mídia suportados apenas pelo QuickTime 7 podem requerer a instalação dele em conjunto com o QuickTime X no Snow Leopard. Nesses casos, o sistema não instala apenas um plugin para o player atual, e sim a versão antiga inteira, incluindo os recursos flexíveis da sua edição Pro. O vídeo a seguir mostra esses detalhes em funcionamento:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=a3HiquPHP4A[/youtube]

Dock Exposé capaz de minimizar janelas para o ícone do aplicativo

Publicamos screenshots do Dock Exposé em funcionamento, mas nada melhor do que conferir vídeos dele rolando, não é mesmo? No YouTube já é possível encontrar vários, todos em alta definição:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uZFLVV2mIV0[/youtube]

Todavia, a Apple foi além disso com o Dock no Snow Leopard. Além de integrar o Exposé, também deu a ele a possibilidade de minimizar janelas de um aplicativo para o próprio ícone correspondente a ele. Para quem possui limitações de resolução de tela, isso será um alívio, evitando que os ícones fiquem difíceis de se visualizar conforme o Dock vai crescendo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gDpZBopzbiY[/youtube]

Eu sou um exemplo de alguém que vai usar muito isso… 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ZeroUm Digital lança aplicativo Lei do Júri Comentada na iPhone App Store

Próx. Post

Apple libera primeira versão beta do iPhone OS 3.1 e seu SDK para desenvolvedores

Posts Relacionados