Gmail. Demorou, mas chegou: a gigante de Mountain View anunciou hoje grandes mudanças em todo o seu sistema de marcadores (labels), envolvendo reposicionamento, sistema inteligente e o tão esperado arrastar e soltar (drag & drop).
Eu tava sentindo falta de um anúncio bombástico do Google para oAonde eles foram?!
Até hoje, os seus marcadores ficavam numa caixinha separada, provavelmente abaixo ou acima do chat integrado ao Gmail. Com a mudança, a lista de labels passa a integrar o menu principal do serviço, no canto superior esquerdo.
Alguns marcadores sumiram!
Calma, prezado navegante. 🙂 O Gmail agora só se tornou mais inteligente, escondendo os marcadores menos usados:
Ainda assim, você pode forçar que ele esconda determinado marcador sempre, ou fazer o contrário: manter um ou mais sempre visíveis no seu menu.
Tudo está acessível pelo menuzinho que se abre ao clicar na cor do label à sua esquerda, mas se você preferir pode fazer alterações em massa pelas Configurações (Settings) do Gmail.
Drag & drop, aê!!
Esta novidade por si só já matará pedidos incansáveis de zilhões de usuários do Gmail pelo mundo. Agora é possível arrastar mensagens (sim, no plural; uma ou mais, tanto faz) para marcadores, tal como se pode fazer com pastas no Finder do Mac OS X. A ação é idêntica ao “Move to”, isto é, o Gmail adiciona o marcador e arquiva a mensagem, retirando-a da Caixa de Entrada (Inbox).
Mas o Google não parou por aí. 😉 O processo inverso também funciona, ou seja, você pode arrastar um marcador para cima de uma mensagem, fazendo assim o mesmo da ação do botão “Label”. Tal como o anterior, se múltiplos emails estiverem selecionados, todos serão afetados.
Dica final: se você arrastar um marcador para o link “more” no menu, ele passa a ficar escondido. Atalhozinho que pode ser útil para uns e outros. 😉
Fim do Gmail Lab “Right-side Labels”
Com todas essas novidades, o Google anunciou hoje também que está aposentando o experimento “Right-side Labels” do Gmail Labs — é a primeira vez que ele faz isso. Diante da reorganização dos marcadores, essa opção se tornou irrelevante.
Ainda não vejo nada disso!
Apressado come cru, o artigo ainda não acabou! 😛 O Google está habilitando todas as mudanças no Gmail durante o dia. Se no seu elas ainda não estiverem visíveis, tente atualizá-lo mais tarde.