O melhor pedaço da Maçã.

QuickTime X e iPhone OS 3.0: conheça o funcionamento da tecnologia de streaming via HTTP

Bertrand Serlet e Scott Forstall falaram na abertura da WWDC ’09 sobre uma nova tecnologia para streaming através da web, via HTTP. Por estar disponível na nova versão do iPhone OS e no futuro Mac OS X 10.6 Snow Leopard, ela dá prioridade à nova fundação proposta pela Apple no QuickTime X, mas valoriza padrões atuais de distribuição de conteúdo.

Publicidade

Quem já foi capaz de detalhar o funcionamento dessa tecnologia e gravar a demonstração acima foi Liz Gannes, repórter da BusinessWeek. Ela vem para melhorar a qualidade de distribuição de vídeo, empregando recursos que adaptam a qualidade do conteúdo de forma que ele seja exibido para o usuário de forma contínua, sem interferências de conexão de rede.

Por se adaptar de forma inteligente à qualidade de conexão no momento, o vídeo pode ser substituído automaticamente por uma versão de menor resolução caso ela perca velocidade, ou até ter sua qualidade melhorada automaticamente caso o usuário possa receber mais dados, sem precisar ser interrompido. Tal feito não é revolucionário: Adobe e Microsoft oferecem isso há muito tempo para o Flash e para o Silverlight, mas em nenhum dos dois casos um plugin extra pode ser dispensado.

Publicidade

Outro ponto positivo dessa novidade é que operações simples, como parar, executar e retornar 30 segundos ficam ainda mais rápidas, independente da conexão em uso. Na screenshot a seguir, está um exemplo do que é oferecido pelo iPhone OS 3.0, no Mobile Safari — previews da iTunes Store não estão compatíveis ainda, creio eu:

HTTP Streaming no iPhone OS

Estruturas para streaming HTTP podem ser montadas sobre qualquer servidor web. A título de exemplo, a Inlet Technologies montou um site em parceria com a Akamai que valoriza essa tecnologia, onde você pode testar seu iPhone/iPod touch com o firmware 3.0 enquanto o Snow Leopard não sai.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O seu sonho de ter um MacBook Pro preto já é realidade (ou quase isso)

Próx. Post

Facebook decola no Brasil e possui hoje o dobro de audiência nacional que tinha há dois meses

Posts Relacionados