O melhor pedaço da Maçã.

E veja que coisa: saiu a versão 3.0 da Sun VirtualBox, agora com suporte a DirectX (er, quase)

Colaboração especial por Bruno Lopes.

Publicidade

Ícone da Sun VirtualBoxNesta segunda-feira, escrevi um artigo especial aqui para o MacMagazine que mostrou como configurar o Windows 7 para uso na VirtualBox. Por coincidência ou obra do destino, no dia seguinte a Sun publicou a versão 3.0 do programa.

Resumindo pra quem está com pressa: vale a pena atualizar a VirtualBox para a nova versão. Nesta ocasião só irei mencionar as novidades — quem quiser um tutorial completo, deve voltar ao post do início da semana. Como fui criticado por uns e outros devido ao uso de termos carinhosos para me referir ao Windows, decidi variar um pouquinho e, neste artigo, falarei dele como “o melhor sistema operacional já criado pela humanidade”. Assim, agradamos a gregos e troianos. 😛

Para quem está chegando agora, a VirtualBox é como um “computador virtual”, que permite que outros sistemas operacionais sejam instalados dentro do Mac OS X, como Windows, Linux, Solaris, DOS e OpenBSD. Ele é um programa gratuito, livre e multi-plataforma, e também roda no Windows, Linux e Solaris. Para quem tem um Mac, a utilidade mais comum da VirtualBox é permitir o uso do melhor sistema operacional já criado pela humanidade, e por isso será este o cenário que irei explorar.

Publicidade

No geral, a versão 3.0 é boa por melhorar o suporte da VirtualBox para dispositivos USB (consegui fazer um pendrive ser reconhecido pelo Windows, por exemplo), e por melhorar o suporte à nova versão do melhor sistema operacional já criado pela humanidade, o Windows 7.

Se você já tem uma versão anterior no seu computador, é só baixar a nova e atualizar: as máquinas virtuais existentes deverão continuar a funcionar sem nenhum problema — pelo menos esse foi meu caso, em três atualizações do aplicativo. Para instalar os Adicionais para Convidado, agora não é preciso procurar o arquivo .iso dentro do pacote do programa: primeiro escolha no menu “Dispositivo” a opção “Instalar Adicionais para Convidado” e depois procure, no Windows, o arquivo de instalação dos Adicionais para Convidado.

Publicidade

O que é realmente novidade é que agora temos suporte experimental ao DirectX, parte do melhor sistema operacional já criado pela humanidade que lhe permite jogar títulos famosíssimos, como Counter Strike e FIFA Soccer. Para ativar o suporte à tecnologia, instale os Adicionais para Convidado (ou reinstale, se você atualizou a VirtualBox da versão 2.4 para a 3.0) e selecione a opção que instala os drivers do DirectX.

DirectX na Sun VirtualBox 3.0

Quando os desenvolvedores dizem que o suporte ao DirectX é “experimental”, eles não estão sendo modestos. Fiz a experiência com Doom 3 e Counter Strike Condition Zero (versão anterior ao Counter Strike Source) e o resultado não foi bom. O primeiro simplesmente não rodou, enquanto o segundo não funcionou em modo tela cheia, apenas em uma janela VGA com 640×480 pixels de resolução. Pra completar, o mouse não funcionou corretamente, o que tornou impossível usar tais softwares tão importante para minha produtividade e aprimoramento profissional. 😀

Publicidade

Portanto, se você usa a VirtualBox atualize sua versão para a 3.0, ou se você quer conhecer o produto, este é um bom momento. Caso esteja em busca de um programa de máquina virtual que permita rodar jogos que dependem de placas de vídeo com aceleração, é melhor desistir. Com ele, você fica limitado a games mais antigos, que não tenham gráficos 3D (como o Civilization 3).

[Dica do Rodolfo Belentani, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Skateboard: mais um comercial do iPhone 3GS

Próx. Post

ABSOLUT VODKA é a mais nova marca a investir no iPhone com aplicativo próprio

Posts Relacionados