O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X 10.5.7 suportará chips Intel Nehalem e GPUs ATI Radeon da série 4000

DVD do Mac OS X 10.5 LeopardUma descoberta feita pelo netkas indica que o Mac OS X 10.5.7 poderá suportar Macs com chips Intel Nehalem e novos modelos de GPUs da ATI, o que mostra que a NVIDIA ainda não irá se tornar a fornecedora exclusiva de chips para a plataforma da Maçã. Segundo a fonte, o próximo update traz (dentre inúmeras correções) cinco extensões para o kernel do sistema, destinadas exclusivamente a placas de vídeo Radeon da série 4000.

Publicidade

No entanto, parece que a Apple também resolveu ficar mais atenta à comunidade Hacintosh que existe por aí, integrando alguns entraves para a instalação do Mac OS X em PCs comuns. Além dessas extensões de kernel, destinadas a suportar outros modelos de placas de vídeo e processadores que não funcionam sem hacks do sistema operacional, elas não reconhecem qualquer tipo de porta DVI e dependem de utilitários de vídeo específicos para suportar resoluções widescreen com precisão.

Uma análise mais precisa dessas extensões para novo hardware confirma o suporte às GPUs Radeon HD 4850 e 4870 (topo de linha, provavelmente destinada a um novo Mac Pro), incluindo ainda aceleração para Quartz Extreme — modelo gráfico do sistema da Apple que suporta múltiplas camadas e recursos 3D na interface — e Core Image — framework destinado a facilitar a importação e manipulação de arquivos de imagem por aplicativos no Mac OS X. Ademais, também é possível encontrar suporte à especificação OpenGL 2.1.

Indicação de suporte a GPUs ATI Radeon no Mac OS X 10.5.7 - OpenGL Extensions viewer
Indicação de suporte a GPUs ATI Radeon no Mac OS X 10.5.7 - OpenGL Extensions viewer

Como esses recursos são bem complexos, eles requerem enorme dedicação de equipes da Apple e da ATI para serem implantados, o que sugere que uma forte relação entre as duas companhias ainda sobreviveu à propagação das GPUs da NVIDIA na plataforma da Maçã. Quanto aos chips Nehalem, não há como saber se os primeiros Macs com esses processadores serão lançados em breve com essa atualização — quem sabe em um evento para o final do mês de março.

Como os rumores mais recentes não sugerem que a Apple adotará chips Nehalem no iMac — tampouco no Mac mini –, o mais provável é que essas extensões de kernel sejam destinadas ao Mac Pro, que deverá ser atualizado com novos processadores Xeon de oito núcleos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Always Innovating lança Touch Book: meio netbook, meio tablet

Próx. Post

Mais uma função para o seu iPhone: matar seus amigos

Posts Relacionados