Após a confirmação de que a Carolina do Norte seria o local de um novo data center da Apple, ficou claro que a escolha foi feita com base nos incentivos fiscais que os políticos da região concederam à empresa. Apesar de o local das instalações onde ela pretende construir ainda não ter sido definido oficialmente, as mais recentes especulações dão conta de que uma área na cidade de Maiden será a escolhida para tal.
A região está localizada no centro-oeste do estado e também possui um alto percentual de desempregados na sua população economicamente ativa, estimado em 15,5%. Como são previstos três mil novos empregos para este empreendimento, o projeto da Apple nessa área deverá valorizá-la bastante até o início das operações do data center. Nos artigos anteriores sobre o assunto, noticiamos um total de US$1 bilhão a ser investido nos próximos nove anos.
Aparentemente, o objetivo da empresa com o projeto é prover uma infraestrutura maior para a operação de serviços online, como a iTunes Store. Um documento arquivado pela empresa junto ao estado descreve o data center como o seu futuro centro de operações fora de Cupertino, na costa leste, buscando facilitar a sua comunicação com as filiais na Europa.
Políticos da cidade de Maiden deverão fazer o anúncio oficial da escolha da cidade ainda hoje em um evento oficial com jornalistas, às 17h30 no fuso horário local. Os rumores destacam ainda que uma área de 183 acres será mencionada no evento, que inclusive já pode ser localizada por meio do Google Maps.
[Via: Data Center Knowledge.]
Atualização (7/7/09 às 19 horas): conforme previsto, a construção do data center foi oficializada ontem pelo governo da Carolina do Norte. Uma porta-voz da Apple esteve presente para confirmar os planos divulgados anteriormente, junto aos políticos do estado.