O melhor pedaço da Maçã.

CrystalClear Interface, um aplicativo para customizar o visual do Mac OS X

Eu não sou nenhum daqueles psicopatas que adoram ficar mudando cada detalhe possível na interface do Mac OS X, mas gosto de alterar uma coisa ou outra — principalmente para eliminar o insuportável Aqua do meu sistema. É por isso que, no meu usuário, eu tenho instalado o tema iLeopard, que me permite modificar a aparência das barras de rolagem, além de alguns botões e caixas de diálogo.

Publicidade

Porém, algumas pessoas gostam de ter uma liberdade ainda maior para customizar a aparência do sistema. Para isso, uma opção existente é o CrystalClear Interface, um aplicativo que permite modificar praticamente quase todo o comportamento do tema criado pela Apple.

CrystalClear Interface

Dentre os cinco componentes principais que você poderá alterar estão a intensidade da transparência, a cor e o tipo de borda (frame) das janelas, a cor de alguns campos de texto, as barras de rolagem e de menus, e, por último, a cara de botões, abas e outros pequenos detalhes da interface.

Publicidade

Eu não resisti e acabei instalando o CrystalClear Interface em um novo usuário que criei só para isso. O processo de instalação é bem simples, bastando baixar o programa do site da desenvolvedora e seguir os passos indicados. Na primeira vez, fiquei um pouco perdido até conseguir entender como que fazia para começar a modificar a aparência do sistema — o programa instala um painel dentro das Preferências do Sistema (System Preferences), mas ele só serve para criar uma lista de quais programas serão deixados de fora da customização, caso você queira.

CrystalClear Interface

Para começar a modificar o visual, é preciso selecionar qualquer janela que estiver aberta e depois clicar no círculo cinza que aparece na barra de menus (menu bar), ao lado do item Help. Só aí você tem acesso às preferências do CrystalClear Interface.

Nos meus testes, achei muito interessante uma opção que o programa possui de suavizar as janelas que estão inativas aplicando um leve desfoque (blur), o que ajuda a concentrar o foco naquela que realmente importa. Outra coisa interessante são algumas das animações existentes para minimizar e maximizar as janelas que são abertas. Também existe a opção de trocar o nome do programa na barra de menus pelo seu respectivo ícone, como é possível ver nas imagens deste artigo (no canto superior esquerdo).

CrystalClear Interface

Após uns dez minutos tentando configurar uma aparência interessante, eu simplesmente desisti. O processo é muito confuso e, às vezes, eu tinha que sair clicando em todas as janelas abertas para ver as modificações que fazia — nada agradável. Para facilitar um pouco, o aplicativo já vem com quatro opções de temas que podem ser utilizados ou servir como base para suas alterações.

Publicidade

Além de deixar o sistema muito lento, o CrystalClear Interface travou na minha máquina, fechando o Finder e todas as janelas que estavam abertas. Na minha opinião, não vale a pena ser usado — principalmente por usuários com menos prática nessa área. Ele promete muito mais do que consegue cumprir. Continuo, então, com o bom e velho iLeopard. 😉

[Dica do Alisson Casagrande, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Douglas Fischer anuncia seu primeiro app para iPhones/iPods touch, o Sorteando [atualizado]

Próx. Post

Leitor está no Apple shop da Fnac em Porto Alegre e manda informações; inauguração será daqui a pouco

Posts Relacionados