O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Intel apresenta nova plataforma móvel para fabricantes, prometendo avanços em gráficos integrados

Logo da Intel

Logo da IntelA Intel aparenta estar trabalhando intensamente para aprimorar o desempenho dos seus gráficos integrados para futuros processadores móveis, conforme relata o Fudzilla. O rumor sugere que a empresa está promovendo a sua futura geração de CPUs para notebooks (cujo codinome é Arrandale) para seus parceiros como muito mais avançada nesse quesito, apesar de não fazer comentários em público.

Publicidade

Para estabelecer um comparativo justo, a linha Arrandale seria para os notebooks o que a Nehalem é para os desktops, mas com um diferença: trata-se de uma solução SoC (System on a Chip), que combina o processador com a GPU e conectividade Wi-Fi. Enquanto o desempenho da CPU é de arquitetura semelhante à encontrada nos Macs Pro, só restava lançar especulações sobre os gráficos da nova plataforma.

Talvez a Intel esteja fazendo isso atrás das cortinas apenas para jogar verde e acelerar a migração pra Arrandale a partir da atual Montevina — usada pela Apple em quase todos os seus Macs, exceto o seu desktop profissional e o Xserve. Mas se ela for realmente mais ágil, o quanto a expressão “mais rápida” vale em termos computacionais pode colocá-la como concorrente direta da NVIDIA para soluções gráficas integradas.

Publicidade

Considerando a diferença de desempenho gráfico das soluções atuais das duas empresas, o que estou falando é uma tremenda loucura: o chipset gráfico mais barato da NVIDIA é até cinco vezes mais rápido que a solução da Intel usada nos MacBooks brancos até o início deste ano. Porém, nunca a fornecedora de processadores da Apple teve a chance de empregar uma solução de SoC com a abrangência da linha Arrandale, que deverá chegar ao mercado entre o final de 2009 e o início de 2010.

A briga judicial entre Intel e NVIDIA poderá impedir a Apple de usar a GeForce 9400M no futuro, o que pode descartar os gráficos integrados da sua linha de computadores, ou fazê-la migrar novamente para o design da Intel. Se este se equiparar ao das soluções da NVIDIA, acredito que poderá ser um boa mudança; do contrário, é bom que os próximos Macs já estejam sendo projetados com alternativas nesse sentido.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Simple Help Editor facilita a criação de sistemas de ajuda para aplicativos do Mac OS X

Próximo Artigo

Douglas Fischer anuncia seu primeiro app para iPhones/iPods touch, o Sorteando [atualizado]

Posts Relacionados