A Ginger Labs, empresa especializada em soluções para melhorar os sentidos do ser humano, desenvolve aplicativos capazes de ampliar as capacidades sensitivas e expressivas, como audição, visão e fala. O primeiro programa desenvolvido por eles acaba de chegar à App Store: o soundAMP.
Segundo os próprios desenvolvedores, ele é “um assistente pessoal para audição”, que literalmente transforma o iPhone/iPod touch em um aparelho auditivo. Na teoria, o seu funcionamento é muito simples: todo som captado pelo microfone é ampliado e enviado para os fones de ouvido. Na prática, ele possui vários ajustes manuais, que permitem a equalização do som para melhorar determinadas frequências, de acordo com a necessidade de cada usuário.
O soundAMP foi desenvolvido não só para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva, mas também para um usuário comum, que não possui nenhum problema — ele pode ser usado em situações em que o som esteja muito baixo, como em um teatro, por exemplo.
Não conseguiu escutar alguma parte? O aplicativo possui duas funções que permitem repetir o que acabou de ser executado. Clicando no botão superior, o programa repete os últimos cinco segundos. Um outro botão, no canto superior direito, permite a reprodução de um buffer dos últimos 30 segundos de áudio processados.
O soundAMP pode captar o áudio pelo próprio microfone do iPhone ou através de um microfone externo, como os presentes nos headphones da Apple. Ele está disponível para compra na App Store (~900KB) por US$10, é compatível com iPhones e iPods touch de segunda geração e requer o firmware 3.0 ou superior.
[Via: TechCrunch.]