O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Build 10A402 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard traz mudanças visuais e mais refinamentos

Liberado ontem à noite para testes, o build 10A402 do Mac OS X 10.6 Snow Leopard trouxe algumas novidades que começaram a ser detalhadas fora do campo de desenvolvimento no decorrer desta manhã. No visual, a Apple começou a implementar algumas mudanças que nunca foram vistas antes, começando pelos menus contextuais do Dock:

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard 10A402

Na imagem acima, vocês podem perceber a mudança. O visual proposto neste beta para esses menus herda características das pilhas (Stacks), com um acabamento preto semitransparente e ainda um tom de azul mais sólido que aquele ao qual estamos habituados no Leopard, quando passamos o cursor sobre uma das opções. Aparentemente, trata-se de uma iniciativa para tornar esta área da interface ainda mais amigável para os papéis de parede diferenciados dos usuários, algo que começou no Leopard com uma barra de menus translúcida e um Dock 3D com reflexos.

Capturei o menu contextual do meu Dock usando o Grab e o comparo a seguir com o do Snow Leopard, obtido pelo 9 to 5 Mac, para vocês terem uma visão mais clara das mudanças:

10-sl10a402-stackmenu

O leitor webmotiva também capturou o menu contextual do Lixo e o publicou em seu perfil do Twitter. Note que, caso você prefira um esvaziamento seguro, o sistema mostra a opção no menu como “Secure Empty Trash”, em vez de apenas “Empty Trash”:

10-sl10a402-trashmenu

Em outros pontos da interface também são notadas mudanças. Repare na comparação a seguir, publicada pelo AppleInsider: a forma como o visual dos sliders mudou em relação ao Leopard, também assumindo um azul mais forte.

10-sl10a402-slider

O controle de ampliação dos ícones no Finder, por sua vez, não adotou o novo visual azul, mas foi redesenhado com um acabamento cinza:

10-sl10a402-finderslider

Até agora, foram essas as mudanças visuais notadas por quem já teve a chance de testar o novo beta do Snow Leopard. Mas, nos preparativos para o lançamento final (faltam, aproximadamente, dois meses), foram feitos mais refinamentos pela Apple:

  • Desenvolvedores relatam ganhos enormes de desempenho em todo o sistema, desde a inicialização ao desligamento (que está levando, no máximo, cinco segundos para muitos que estão usando o novo build);
  • O Exposé está funcionando corretamente em múltiplos monitores, em vez de recolher todas as janelas para o principal;
  • Painéis de preferências desenvolvidos por terceiros voltaram a funcionar;
  • Eficiência energética de notebooks aparenta ter sido aprimorada: as baterias estão apresentando uma duração 30% maior — embora ainda não tenham passado por nenhum teste específico;
  • Nova versão do QuickTime X, sem mudanças visuais, mas com desempenho aprimorado.

É, pessoal. Setembro nunca esteve tão longe… 😀

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

iPhone App Store, um ano mais tarde

Próximo Artigo
Logo prata da Apple

Analista da Credit Suisse eleva estimativa de vendas de Macs e iPhones pela Apple

Posts Relacionados